Senac Pernambuco apresenta estudo para criação do ICT Saúde

    PróximoAnterior
    Senac Pernambuco apresenta estudo para criação do ICT Saúde

    Senac Pernambuco apresenta estudo para criação do ICT Saúde

    Na manhã desta segunda-feira (18), o Senac Pernambuco apresentou, na Casa do Comércio, o estudo que fundamenta a criação do Instituto de Ciência e Tecnologia em Saúde (ICT Saúde). A iniciativa, desenvolvida no âmbito do Programa de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE (PRINTS), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), aponta tendências, oportunidades e estratégias para impulsionar a formação profissional, a pesquisa aplicada e a inovação na área da saúde em Pernambuco.
    O evento reuniu empresários, representantes de entidades parceiras e gestores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, que participaram da apresentação conduzida pelos docentes da UFRPE, André Melo, Ana Regina Ribeiro, Marcos Sobral e Renata Oliveira.
    Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, a proposta consolida o papel do Senac como agente estratégico de desenvolvimento e transformação. “Este projeto é um marco para Pernambuco. Através dele, vamos ampliar nossa capacidade de formar profissionais qualificados, fomentar pesquisas aplicadas e integrar empresas, academia e sociedade. Nosso compromisso é contribuir para um ecossistema de saúde mais eficiente, inovador e acessível em todas as regiões do estado”, destacou o presidente.
    Com base em dados de infraestrutura, recursos humanos, equipamentos e beneficiários da saúde suplementar, o estudo demonstrou que Pernambuco ocupa posição de destaque no cenário regional. O estado é o primeiro do Nordeste em número de leitos por mil habitantes (2,80, acima da média nacional de 2,51) e apresentou crescimento expressivo no número de ocupações de nível superior e técnico entre 2020 e 2024. Além disso, municípios como Caruaru, Petrolina e Serra Talhada despontam como polos emergentes de demanda por serviços de saúde, indicando a necessidade de maior descentralização de investimentos.
    Para Renata Oliveira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento (PPAD) da UFRPE e docente envolvida no projeto, o ICT Saúde – Senac nasce para atender múltiplas frentes do setor. “O estudo teve como objetivo principal fornecer inteligência estratégica para orientar a tomada de decisões e atender melhor às necessidades da sociedade e das empresas. Analisamos pilares como economia, inovação e ecossistema produtivo, e acreditamos que os resultados podem transformar a formação de mão de obra e o atendimento à população como um todo”, ressaltou.
    A diretora técnica da Unidas-PE (Autogestão em Saúde), Suzana Gadelha, também destacou a relevância da iniciativa. “Foi um evento importantíssimo para Pernambuco. Estamos diante de resultados concretos que podem transformar, de forma inovadora, o cenário da saúde no estado. A construção desse ecossistema tem tudo para dar certo. Parabéns ao Sistema Fecomércio, aos docentes da UFRPE e ao Senac pela liderança nesse processo. Estamos muito otimistas”, afirmou.
    O ICT Saúde- Senac pretende se consolidar como um polo estratégico para pesquisa, inovação e formação profissional. Entre os impactos esperados estão a geração de soluções aplicadas ao mercado, o fortalecimento de parcerias entre academia e empresas, e a criação de oportunidades para profissionais em todas as regiões do estado.
    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar