O projeto S-CARB: Protocolo Senac de Inventário, Mitigação e Compensação de Carbono, liderado pelo diretor regional do Senac Pernambuco, Regivan José Dantas, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), conquistou o 1º lugar no prêmio de Melhor Produto Técnico-Tecnológico (PTT) do Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD). A premiação foi realizada no dia 2 de outubro, na Universidade Tiradentes (UNIT), em Aracaju (SE).
A equipe responsável pelo projeto inclui os docentes Brigitte Renata Bezerra de Oliveira, Ana Regina Bezerra Ribeiro, Márcio Sampaio Pimentel, Marcos Felipe Falcão Sobral e Marcelo Luiz Monteiro Marinho, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRPE. “Esse reconhecimento reforça o compromisso do Senac com a inovação e a responsabilidade socioambiental. O S-CARB é um passo para tornar nossas operações mais sustentáveis e preparar a sociedade para os desafios ambientais”, afirma Regivan Dantas.
O S-CARB integra o Programa de Inovação e Tecnologia (PRINTS) e tem como objetivo tornar o Senac uma instituição carbono zero. Entre as ações previstas estão o inventário das emissões de gases de efeito estufa, a instalação de painéis solares para geração de energia limpa, a compensação de emissões inevitáveis por meio de projetos socioambientais certificados e a inserção da sustentabilidade como eixo estratégico na formação educacional.
Diversidade e inclusão em pauta – Além do prêmio conquistado, o Senac Pernambuco também marca presença no EnANPAD com a apresentação do artigo “Diversidade e Inclusão na Educação Profissional: desafios e avanços nas práticas do Senac Pernambuco”, desenvolvido pelas colaboradoras Liliane Oliveira, Fábia Lima, Táfinis Silva e Viviane Santos.
O estudo, fruto da disciplina de Teorias da Administração do Mestrado Profissional em Administração, analisa de forma crítica como o Senac-PE vem implementando políticas de diversidade e inclusão na educação profissional. Entre os pontos destacados estão ações como o Programa Senac de Gratuidade (PSG), iniciativas voltadas para a inserção de pessoas com deficiência, jovens em situação de vulnerabilidade e grupos historicamente marginalizados, além do investimento em acessibilidade, formação docente e parcerias com organizações sociais.
A pesquisa mostra que, embora haja avanços significativos, ainda persistem desafios relacionados à permanência dos estudantes, ao uso de tecnologias assistivas e à superação de barreiras culturais e estruturais. Para Liliane Oliveira, a oportunidade de apresentar o artigo reforça o impacto social do Senac. “Toda oportunidade que a instituição promove é voltada para temas relevantes à sociedade. Ter produções científicas vinculadas ao Senac não apenas fortalece a formação individual de quem pesquisa, mas também demonstra à sociedade a importância da instituição. Isso ratifica o papel do Senac Pernambuco na construção de conhecimento e no desenvolvimento social”, ressalta.