O auditório do Senac Pernambuco recebeu, nesta terça-feira (18/11), o lançamento oficial da campanha “Surpresa Violeta”, iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em parceria com a Prefeitura do Recife, o Senac e diversas entidades da sociedade civil. A ação tem como objetivo ampliar a divulgação e fortalecer a aplicação do Protocolo Violeta em bares, restaurantes e demais estabelecimentos da capital.
Criado pela Lei Municipal nº 19.061/2023, o Protocolo Violeta estabelece diretrizes e procedimentos para que bares, restaurantes, casas noturnas, hotéis e outros espaços de convivência ofereçam acolhimento seguro, sigiloso e humanizado a mulheres em situação de risco. A medida também incentiva a capacitação das equipes desses estabelecimentos para identificar sinais de violência e acionar corretamente a rede de proteção, fortalecendo uma cultura de cuidado e responsabilidade social.
Lançada durante o período dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a campanha busca ampliar o conhecimento sobre o Protocolo Violeta. A iniciativa foi motivada por um caso ocorrido em 2023, quando uma mulher cis foi agredida enquanto utilizava o banheiro feminino de um bar no Recife, após ser confundida com uma mulher trans. O MPPE instaurou inquérito civil para apurar o caso de transfobia e, como uma das ações resultantes das audiências, propôs a criação da campanha de conscientização.
“Estamos muito felizes em ver um fato tão duro, marcado pela violência, se transformar em uma campanha educativa, que conscientiza e mobiliza a sociedade para que possamos construir um ambiente onde as mulheres sejam, de fato, livres da violência. E escolhemos o Senac como parceiro na ação, porque reconhecemos a instituição como um verdadeiro celeiro na formação de profissionais para a gastronomia e para o setor de bares e restaurantes”, disse o promotor de Justiça Westei Conde.
“O Senac há muito tempo trabalha para promover equidade, inclusão e acolhimento em todos os seus espaços. Por isso, é essencial que bares, restaurantes e o Ministério Público contem conosco nessa caminhada. Juntos, por meio da formação e da conscientização, podemos transformar realidades e reduzir os índices de violência contra as mulheres”, disse Regivan Dantas.
Compuseram a mesa de honra o procurador-geral do MPPE, José Paulo Cavalcanti; o promotor de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos do Recife, Westei Conde; o diretor Regional do Senac, Regivan Dantas, a gerente-geral da Promoção da Cidadania e Direito da Mulher, Avani Santana; a delegada da 1ª Delegacia da Mulher, Rhayssa Alencar; a presidenta da Associação do MPPE, Helena Martim, e a gestora de Relacionamento da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Sara Oliveira.
A campanha leva o nome de um drink não alcoólico de cor violeta, preparado com Monin Violeta, água com gás, gelo e alecrim, que será servido inicialmente em dez bares das zonas Norte e Sul do Recife que aderiram ao movimento. Além da bebida temática, os estabelecimentos distribuirão materiais informativos no cardápio e em prismas sobre as mesas, orientando o público sobre o Protocolo Violeta e os canais de acolhimento.





