Adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em Caruaru, terão formações gratuitas do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac

    PróximoAnterior

    Adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em Caruaru, terão formações gratuitas do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac

    Ação é resultado de um acordo inédito firmado entre várias instituições no município

    Foi assinado nesta segunda-feira (18) um Acordo de Cooperação Técnica Interinstitucional inédito entre o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, a Vara Regional da Infância e Juventude da Comarca de Caruaru, a Prefeitura de Caruaru, a Funase, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru – COMDICA e o Centro de Educação Popular Comunidade Viva – COMVIVA. A iniciativa visa desenvolver ações conjuntas para promover capacitação, cultura, lazer e esportes para jovens em situação de vulnerabilidade social no município de Caruaru.

    O próximo passo, após a assinatura, é a constituição do Comitê Gestor Interinstitucional, que será responsável pelo planejamento e coordenação das atividades. O Senac vai realizar cursos de formação inicial, qualificação e de aperfeiçoamento profissional. Ao final do curso, os jovens e adolescentes terão os currículos cadastrados na Central de Egressos Senac, disponíveis para as empresas parceiras contratarem.  Já o Sesc vai promover atividades esportivas pontuais realizadas conjuntamente com os órgãos envolvidos e atividades culturais externas, tais como oficinas artísticas e apresentações culturais.

    O documento teve assinatura do presidente Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto; do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; do juiz da Vara da Infância e Juventude, José Fernando Santos; do presidente da Centro de Educação Popular Comunidade Viva – COMVIVA, Padre Paulo Fernando Costa; e do presidente Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru – COMDICA, Paulo Augusto Santos Silva. A iniciativa é inédita e pretende desenvolver ações para promover capacitação, cultura, lazer e esportes para jovens em situação de vulnerabilidade social em Caruaru.

    O evento contou com a participação de autoridades locais, além da presença do diretor Regional do Senac, Regivan Dantas, da diretora de Projetos Estratégicos do Senac, Goretti Gomes, da coordenadora do Núcleo de Projetos Estratégicos do Senac, Viviane Cerqueira. O Sesc esteve representado pelo diretor Regional, Oswaldo Ramos, e pela gerente do Sesc Caruaru, Conceição de Paulo. A presidente da Funase, Raissa Braga, também prestigiou o evento e representou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

    A palavra “oportunidade” esteve presente nos discursos da solenidade. Para o idealizador da ação, o juiz José Fernando Santos, oportunidade foi o que ele teve quando foi adotado e é o que ele quer proporcionar a outros jovens. “A partir desse acordo e dessa cooperação, muitos jovens, principalmente aqueles em situação de risco e vulnerabilidade, vão ter acesso a esporte, cultura, lazer e profissionalização e, quem sabe, ingresso ao mercado de trabalho”, disse. Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, o acordo proporciona melhoria de vida não só para os adolescentes. “Esses cursos vão melhorar a qualidade de vida da família do adolescente e da sociedade, porque vai gerar emprego e renda”, explicou Bernardo Peixoto.

    COMVIVA – O grupo musical COMVIVARTE fez uma apresentação na solenidade de abertura. Ele é um dos grupos musicais da COMVIVA, uma das instituições que receberá as formações realizadas a partir do acordo assinado nesta segunda. O Centro realiza atendimento socioeducativo para crianças e adolescentes em situação de pobreza e risco pessoal e social. A equipe de arte-educadores tem ex-educandos, com o José Tamesson. Ao lembrar da época que ele definiu como rebeldia, ele disse que teve uma oportunidade que transformou a vida dele. “Eu soube aproveitar a chance que eu tive e agora estou repassando isso para outros jovens”, disse o arte-educador.

    Para o presidente do COMVIVA, padre Paulo Fernando Costa, o momento é de celebração. “Quando a gente cria parcerias, a gente abre novas portas, janelas, abre caminhos para essa gente tão carente e tão necessitada. E a gente já tem frutos disso no nosso trabalho”, destacou o padre ao mencionar o grupo que fez a abertura do evento.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar