Senac Pernambuco participa do Salão Nacional do Turismo 2023 com oficina de Cartola

    PróximoAnterior
    Senac Pernambuco participa do Salão Nacional do Turismo 2023 com oficina de Cartola

    Senac Pernambuco participa do Salão Nacional do Turismo 2023 com oficina de Cartola

    Entre os dias 15 e 17 de dezembro, aconteceu o Salão Nacional do Turismo 2023, que reuniu o melhor da cultura e da gastronomia brasileiras, promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sistema Comércio (CNC-Sesc-Senac). O evento foi realizado na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF), e contou com a presença de representantes das cinco regiões do país, além de autoridades como o ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, entre outros.

    O Salão teve como propósito divulgar as potencialidades turísticas e gastronômicas de cada região brasileira, promovendo o intercâmbio cultural, alinhado com as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo e da Política Nacional de Turismo.

    O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, participou da abertura do evento no dia 15 e enfatizou a importância do Salão Nacional do Turismo para o desenvolvimento do setor no país. Ele destacou também o papel do Senac na qualificação de mão de obra e na valorização da gastronomia regional. “O Sistema Comércio é um parceiro do Ministério do Turismo na promoção do turismo sustentável e responsável no Brasil. O evento foi uma excelente oportunidade para conhecer e valorizar o potencial turístico e gastronômico do Brasil. O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE se orgulha de fazer parte dessa iniciativa, contribuindo com sua experiência e qualidade na formação de profissionais e na difusão da cultura gastronômica do país”, enfatiza Bernardo.

    No início deste ano, a CNC e o MTur assinaram um acordo de cooperação técnica que estabelece trabalho conjunto pelo desenvolvimento do turismo brasileiro, com foco em inovação, acessibilidade e sustentabilidade.

    Tradição x inovação culinária – Durante o Salão, o Senac Nacional proporcionou ao público a oportunidade de aprender e degustar pratos típicos de cada região em oficinas gastronômicas realizadas por chefs e instrutores dos 27 Departamentos Regionais da Instituição. A Faculdade Senac Pernambuco marcou presença com a oficina de Cartola, sobremesa tradicional do Estado, preparada pelo chef Robson Lustosa, realizada em conjunto com a de galinhada com pequi da chef Flávia Nascimento, do Senac-DF. “A experiência proporcionou ao público uma fusão de sabores e temperos das duas regiões, valorizando a diversidade e a riqueza da culinária brasileira”, pontua Robson. 

    O chef elaborou a sobremesa com ingredientes típicos da nossa região, como manteiga de garrafa, bala de banana cristalizada, queijo manteiga e café de Triunfo. Ele também inovou com combinações autorais, como o molho de canela e cachaça Escambo (produzida no curso de Sommelier de Cachaça realizado pela parceria entre o Senac PE e o Engenho Sanhaçu), e a redução de bala de banana cristalizada com café. “O resultado foi uma sobremesa simples, porém saborosa”, avalia o professor de Gastronomia. 

    Além das oficinas, o Salão Nacional do Turismo 2023 apresentou roteiros turísticos e gastronômicos do Brasil, com manifestações culturais das cinco regiões. Palestras e mesas redondas abordaram tendências e desafios do setor turístico. De Pernambuco, o destaque foi a apresentação lúdica e cultural do Balé Popular do Recife, que encantou o público com sua arte e alegria.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar