Participantes das Competições Senac são homenageados em evento

    PróximoAnterior
    Evento homenageia participantes pernambucanos das Competições Senac

    Participantes das Competições Senac são homenageados em evento

    Hoje (15), o auditório do Senac Pernambuco foi palco de uma merecida homenagem aos competidores, treinadores e instrutores envolvidos nas Competições Senac 2021. Byanca Gomes dos Santos (ocupação Cabeleireiro) e Robério José da Silva de Oliveira (Serviço de Restaurante) conquistaram medalha de prata, mas por trás deles, uma equipe obstinada e cheia de motivação, que treinou, torceu e chorou junto com eles.

    Além dos competidores, foram homenageados os instrutores e treinadores de Byanca, Roberta Santana e Aldair Santos – que não pode estar presente; José Alberto, treinador de Robério; e a analista de educação Profissional, Leda Campos, que esteve á frente de todo o processo e acompanhou de perto todo o processo. Foram quase dois anos de treinamento, muito estresse, risadas, choro e muita dedicação. Durante o evento, eles contaram as dificuldades de orientar os treinamentos à distância, em meio à pandemia, e como foi uma honra acompanhar o crescimento de cada um dos participantes.

    Byanca,  primeira e única mulher trans da competição, se emocionou ao falar dos treinamentos intensos, de oito horas diárias, em meio à pandemia, e de tudo que passou para conquistar as medalhas, inclusive o seu processo de transição de gênero. “Assim que fiz 18 anos, decidi sair de casa e arrumar emprego. Com dois meses de trabalho, resolvi investir num curso de Cabeleireiro do Senac. Eu me destaquei e fui chamada para participar das competições. Desde então, coloquei na minha cabeça que queria ser reconhecida e ter sucesso. Agradeço ao Senac pela confiança”.

    Já Robério, contou que no período de treinamento foi chamado para servir ao Exército e teve que fazer uma escolha. “Fiquei em dúvida. pois queria tanto um, quanto o outro. Tive que tomar a decisão e optei em seguir para as competições, pois havia dado a minha palavra e me comprometido com a instituição. A partir de agora, é continuar essa trajetória que iniciei nesse segmento que eu admiro”.  

    O diretor de Educação Profissional, Eliezio Silva, destacou que apesar das medalhas já terem sido muito comemoradas, antes mesmo da viagem de ambos os participantes às Competições Senac, o evento já havia sido pensado. “Independente do resultado, já tínhamos decidido que iriamos comemorar o processo que foi vivenciado ao longo dessa caminhada com vocês. Hoje, eu olho para os dois e vejo, literalmente, que são duas pessoas totalmente diferentes de quando iniciaram essa trajetória, tanto no aspecto profissional, quanto comportamental”, comentou.

    Na plateia, foram destacados e aplaudidos ex-participantes de competições anteriores, alguns, inclusive, que hoje são instrutores do Senac. O presidente do sistema Fecomércio/Sesc/Senac Bernardo Peixoto parabenizou a todos e ressaltou o orgulho que tinha de Byanca e Robério. “Estamos muito felizes. Coloquei dois competidores e os dois trouxeram duas medalhas de prata com cheiro e gostinho de ouro para o Senac”, brincou.

    Ao final do evento, os treinadores foram surpreendidos e ganharam um fim de semana para ser usufruído em qualquer Sesc de Pernambuco e Robério e Byanca contemplados com uma bolsa de estudos para ingressar em qualquer curso que desejarem na Faculdade Senac.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar