Por meio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) – gerado pela parceria entre o Senac Pernambuco e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) -, neste mês de outubro, aconteceu a primeira reunião do Comitê Consultivo do programa, formado por instituições que atuam direta ou indiretamente com comércio exterior. Os representantes discutiram e organizaram apoio estratégico às empresas atendidas, para as quais são encaminhadas questões relacionadas ao aprimoramento da capacidade de gestão, ao acesso a crédito para exportação, às ações de promoção comercial no exterior, entre outros temas relevantes ao fortalecimento de sua atuação no mercado internacional. Na reunião, estiveram presentes instituições como Banco do Nordeste, Sebrae e Correios. Atualmente, o Núcleo atende 18 empresas, em 14 municípios.
Com consultorias personalizadas e suporte técnico gratuitos, o PEIEX vai preparar 150 empresas de Pernambuco para iniciar ou expandir suas atividades no comércio internacional. O programa contará com um núcleo no Recife e um polo em Caruaru, no Agreste do Estado, e as empresas inscritas podem ser de diferentes portes e segmentos, abrangendo desde indústrias até o setor de serviços. O objetivo é estruturar negócios locais para que estejam aptos a exportar de forma planejada e segura, fortalecendo produtos e serviços pernambucanos e criando novas oportunidades nos mercados internacionais. Para participar, as empresas interessadas devem ter CNPJ ativo e um produto considerado exportável.
Durante quatro a seis meses, os empresários vão passar por etapas como diagnóstico, capacitação e planejamento, resultando na elaboração de um Plano de Exportação ou mapa de valor, que servirão como guias estratégicos para expandir suas operações para o mundo. “Serão 11 profissionais envolvidos no processo, entre coordenador, monitores, técnicos e apoios, todos com ampla expertise em comércio exterior, o que garante segurança em cada fase dessa jornada”, explica a gerente de Novos Negócios do Senac Pernambuco, Peggy Côrte Real.
A parceria entre a ApexBrasil e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE teve início em 2021, após chamamento público realizado em 2020. O sucesso do primeiro ciclo garantiu a renovação do convênio, assegurando a continuidade das atividades até 2027. Com investimento de R$ 2,1 milhões, o convênio tem validade de 30 meses e conta com um prazo de validade de 24 meses.
Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, com o PEIEX, o Senac reafirma seu papel como parceiro das empresas. “O mercado internacional é muito exigente, por isso, temos muita satisfação em iniciar mais um ciclo desse programa, que vai ajudar os empresários a tornarem seus negócios mais competitivos e inovadores, contribuindo também para o desenvolvimento econômico regional.