Saúde e tecnologia aliadas às novas perspectivas do mercado em Pernambuco

    PróximoAnterior
    Saúde e tecnologia aliadas às novas perspectivas do mercado em Pernambuco

    Saúde e tecnologia aliadas às novas perspectivas do mercado em Pernambuco

    Tecnologia aliada ao atendimento humanizado, qualificação profissional em sintonia com as demandas futuras, novos polos médicos no Interior e o papel de Pernambuco no cenário de Saúde do Brasil foram alguns dos temas abordados na live Saúde: Cenários e Perspectivas, realizada na manhã de hoje (24). O evento foi transmitido pelo canal no YouTube do Senac PE para todas as unidades em Pernambuco e contou com palestra de Tânia Bacelar, economista e sócia da Ceplan Consultoria; Marcello Mello, doutorando em Educação Tecnológica e coordenador da Faculdade Senac; com mediação de Carlos Calado, diretor da Faculdade Senac.

    Em sua explanação, Tânia Bacelar destacou que Pernambuco é o segundo maior polo médico do Brasil e o primeiro do Nordeste, e que a Saúde é um segmento que se transformou bastante, fazendo parte do que se chama de serviços especializados. “Não é possível combater desemprego ou fazer serviços especializados sem gente qualificada, é aí que entra a missão do Senac na formação destas pessoas”.

    A economista apontou, ainda, que há um conjunto de cidades intermediárias que estão levando dinamismo em seu entorno. “É preciso ter força no polo educacional e na prestação de serviços de Saúde. Pernambuco, agora, tem não apenas Recife, mas muitos pontos do interior, estrategicamente bem localizados, a exemplo de cidades como Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, onde o Senac atua”.

    Marcello Mello abordou a importante conexão entre tecnologia e saúde. “Tecnologia não necessariamente tem apenas a ver com eletroeletrônicos, mas com um conjunto de técnicas. O fogo, por exemplo, foi uma grande revolução tecnológica. Como exemplo, cito o estetoscópio, que foi uma grande inovação na medicina. Hoje temos a telemedicina, que pode fazer a consulta ao paciente, à distância, através de ferramentas conectadas com o celular e até relógios de pulso, que podem monitorar os batimentos cardíacos e até impressoras que recriam o coração de um porco”.

    Senac Empresas – Todas as unidades do Senac contaram com a presença de empresários, prefeitos e secretários de Saúde, além de profissionais da área. Os convidados receberam as boas vindas com café da manhã, assistiram às palestras e conheceram as instalações e laboratórios das unidades do Estado. Conheceram, ainda, os programas de formação e qualificação profissional em Saúde, a exemplo dos cursos técnicos e o Senac Empresas Saúde, voltado aos trabalhadores de empresas deste mercado.  

    A gerente de RH e Departamento Pessoal do Lucilo Maranhão, Cássia Cruz, ressalta que já atua junto ao Senac no Programa de Aprendizagem e pretende estender a parceria ao projeto Senac Empresas. “Vim prestigiar o evento, não somente pela palestra, mas para conhecer os produtos, os serviços e os laboratórios do Senac da unidade. Temos muito interesse em fechar mais essa parceria com o Senac Empresas. Se queremos um atendimento mais eficiente e de qualidade, só iremos conseguir se tivermos bons profissionais, capacitados. A função do Senac é essa, ofertar bons serviços de formação personalizado”.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar