As atividades da 2ª Edição Agreste Meridional do Arco Pela Vida, evento realizado pelo Senac em Garanhuns, já foram iniciadas e têm como objetivo promover a sensibilização sobre a doação de sangue e de medula óssea.
A primeira atividade foi a competição de inovação com estudantes dos cursos de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e de Enfermagem, além da turma da Especialização em UTI. Eles receberam o desafio de encontrar uma solução para o problema enfrentando pelo Hemope de Garanhuns, que é mapear os pacientes e as ações de captação desenvolvidas pelos municípios atendidos pelo hemocentro. “A ideia é que no próximo mês possamos fazer uma competição com equipes dos municípios para que eles pensem em soluções para outros problemas enfrentados pelo Hemope”, explicou o coordenador do projeto, Leandro Teixeira dos Santos.
O objetivo é ampliar essa ação para outras instituições de Garanhuns e municípios do Agreste Meridional, que serão convidados neste mês para somar ao evento. Hoje, além do Senac e Hemope, o Arco pela Vida tem o apoio do Sebrae e está previsto para acontecer em novembro na escola do Senac, com atividades separadas por temas como Saúde, Inovação, Idiomas, Gastronomia, Beleza e Gestão.
Selo ODS – Mesmo ainda na segunda edição, o Arco Pela Vida foi um dos seis projetos do Senac Pernambuco que foram reconhecidos com o Selo ODS Educação 2024. Promovido pelo Instituto Selo Social, em parceria com o GT Agenda 2030 e a UNB 2030, o Selo ODS Educação destaca o papel de organizações educacionais públicas e privadas que promovem ações relevantes para a Agenda 2030, com foco especial no ODS 4 (Educação de Qualidade).
Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, o reconhecimento evidencia o compromisso da instituição com a transformação social por meio da educação. “Cada projeto certificado pelo Selo ODS Educação é fruto da dedicação de nossas equipes e do impacto positivo que buscamos gerar em nossas comunidades. Essa conquista nos motiva a continuar promovendo ações que vão além da sala de aula e que transformam vidas”, completa o presidente. Outros 12 projetos realizados pela Faculdade Senac também receberam o Selo.