Senac PE, Due Incorporadora e TJPE celebram certificação de adolescentes pelo Programa Novos Caminhos

    Anterior

    Senac PE, Due Incorporadora e TJPE celebram certificação de adolescentes pelo Programa Novos Caminhos

    Nesta quarta-feira (09/02), no auditório da Faculdade Senac Pernambuco, foi realizada a cerimônia de entrega de certificados do Programa Novos Caminhos, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), alinhada à política nacional de apoio à desinstitucionalização de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    Em Pernambuco, o programa conta com o apoio do Senac Pernambuco e da DUE Incorporadora que, em parceria com o Poder Judiciário, integram uma rede de inclusão social voltada à promoção da autonomia e da inserção produtiva de adolescentes acolhidos.

    Durante a cerimônia, cada participante recebeu quatro certificados do Senac, correspondentes aos cursos de Etiqueta e Comportamento Social, Inteligência Emocional, Informática Básica (Windows e Pacote Office) e Atualização em Língua Portuguesa (Comunicação e Escrita). A conclusão dessa etapa de qualificação garante o acesso à próxima fase do Programa Novos Caminhos: o Programa de Aprendizagem de Qualificação Profissional, que oferecerá contrato de 13 meses, bolsa-auxílio e experiência prática na DUE Incorporadora, com atuação nas áreas de Serviços Administrativos e Serviços de Vendas.

    O Senac Pernambuco foi responsável pela execução da etapa de formação profissional, qualificando 25 adolescentes com idades entre 14 e 18 anos, oriundos de sete casas de acolhimento do Recife: Lar Nova Aurora, LARBEM, Aconchego, Acolher, Doce Lar, Reaviva e Lar do Aconchego. A formação teve como foco preparar os jovens para o mercado de trabalho formal, contribuindo para o fortalecimento da autonomia, da cidadania e das perspectivas de futuro desses adolescentes.

    Além das falas institucionais, a cerimônia foi marcada por momentos de forte emoção protagonizados pelos próprios jovens do Programa Novos Caminhos. Alguns participantes fizeram uso da palavra para agradecer pela oportunidade, compartilhar suas experiências e destacar a importância da iniciativa em suas trajetórias. Em um dos momentos mais simbólicos do evento, uma adolescente emocionou o público ao cantar a música Trem Bala, enquanto outra recitou um poema, no estilo Rap, reforçando, por meio da arte, as novas possibilidades de futuro abertas a partir da qualificação profissional.

    Para o desembargador Élio Braz Mendes, coordenador da Infância e Juventude do TJPE, o momento foi de gratidão e encorajamento. Em sua fala, destacou a importância da coragem para seguir em frente, reforçando que o futuro já começou e que todos ali estão com o “pé na estrada”. O desembargador reafirmou o apoio institucional, convidando cada participante a se sentir pertencente: “Vocês fazem parte disso aqui. Ninguém solta a mão de ninguém”.

    Segundo a juíza Laura Simões, da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, o programa representa mais do que qualificação profissional.

    “Estamos falando de adolescentes que, muitas vezes, tiveram seus direitos fundamentais violados. O Programa Novos Caminhos representa uma reparação histórica, uma oportunidade de romper com ciclos de exclusão e construir trajetórias de sucesso”, destaca.

    Para a diretora de Projetos Estratégicos do Senac Pernambuco, Maria Goretti Gomes, que representou a instituição na cerimônia, o sentimento é de alegria e satisfação por, em um ano tão simbólico, em que o Senac celebra 80 anos de história, poder fazer parte desse projeto.

    Criado em 2013 pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o Programa Novos Caminhos tornou-se uma política pública nacional em 2024, após a instituição, pelo CNJ, do Programa Nacional Permanente de Apoio à Desinstitucionalização de Crianças e Adolescentes. Em Pernambuco, a iniciativa foi lançada oficialmente em junho de 2025 e conta com uma ampla rede de parceiros públicos e privados, fortalecendo a atuação conjunta em defesa da proteção integral da infância e da juventude.

    Anterior

    Accessibility Toolbar