Senac PE é finalista em premiação nacional de práticas docentes com Inteligência Artificial

    Anterior

    Senac PE é finalista em premiação nacional de práticas docentes com Inteligência Artificial

    O Senac Pernambuco está entre os finalistas da premiação Melhores Práticas Docentes 2025 – Experiências com Inteligência Artificial (IA), promovida pelo Departamento Nacional do Senac. A instituição concorre no Núcleo Nordeste com dois projetos que se destacaram entre as 431 práticas pedagógicas submetidas por docentes de todos os 27 Departamentos Regionais do país: “Células Acessíveis: Inovação, Criatividade e Inclusão no Mediotec”, da professora Micaelle Silva, e “Robótica, Cultura e Inovação: Chico, o Caranguejo Interativo”, da professora Samantha Pimentel.

    A premiação tem como objetivo identificar, valorizar e compartilhar práticas pedagógicas inovadoras nos cursos de educação profissional do comércio de bens, serviços e turismo. Parte do Programa de Reconhecimento do Departamento Nacional, a iniciativa busca reconhecer práticas que utilizam a Inteligência Artificial como aliada nos processos de ensino e aprendizagem, alinhadas ao Modelo Pedagógico Senac. A ideia é fortalecer o protagonismo docente e o compromisso com a inovação educacional.

    O projeto de Micaelle aposta em modelos 3D e em Inteligência Artificial para tornar o ensino de Biologia inclusivo a estudantes com deficiência visual e auditiva. A proposta também foi desenvolvida com outra professora, Letícia Santos, o que demonstra a interação entre docentes para o desenvolvimento de projetos pedagógicos inovadores no Mediotec.

    Já o projeto de Samantha une robótica e sustentabilidade. Criado a partir de resíduos eletrônicos e programado com recursos de metarreciclagem e programação embarcada, o caranguejo Chico oferece experiências interativas e educativas. O trabalho contou também com a participação dos professores Arnott Caiado e Filipe Carvalho.

    “Desenvolvemos as atividades no Instituto de Ciência e Tecnologia do Senac (ICT) e foi uma sensação! Evoluímos muito com esse projeto e ele só tem a crescer ainda mais”, comemora Samantha. Já a professora Micaelle diz que está muito feliz em ter uma prática desenvolvida com seus alunos como uma das finalistas. “Isso mostra o potencial dos nossos jovens na execução de projetos inovadores e alinhados ao mercado de trabalho”, afirma a docente do Mediotec.

    Nos dias 7, 8 e 9 de outubro, uma banca avaliadora irá selecionar os três finalistas de cada núcleo. A cerimônia de premiação está marcada para 10 de dezembro, no Rio de Janeiro.

    Anterior

    Accessibility Toolbar