Senac PE realiza formação sobre permanência e convivência dos estudantes voltada a coordenadores e instrutores

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    Senac PE realiza formação sobre permanência e convivência dos estudantes voltada a coordenadores e instrutores

    Nesta quarta-feira (22), o Salão de Eventos da Faculdade Senac Pernambuco recebeu mais uma etapa da Formação de Multiplicadores do Programa Nacional de Gestão da Permanência, com o tema “Permanência e Convivência: Caminhos que transformam”. A iniciativa, voltada a coordenadores pedagógicos e instrutores, teve como objetivo fortalecer ações relacionadas ao clima escolar e à orientação profissional, dois dos pilares essenciais para o enfrentamento da evasão e o fortalecimento do vínculo dos estudantes com a instituição.

    A formação faz parte do processo de multiplicação das oficinas de Clima Escolar e Orientação Profissional, desenvolvidas no Plano Diretor do Programa de Gestão da Permanência e ocorridas no Departamento Regional do Piauí (DR/PI).

    Durante a abertura, a gerente de Desenvolvimento Educacional do Senac Pernambuco, Betânia Paiva, destacou a relevância do trabalho contínuo em torno da permanência escolar. É um trabalho que não pode parar. Trabalhar a evasão é muito importante e exige o envolvimento de todos: coordenadores, docentes e toda a comunidade escolar. Quando olhamos para o aluno de forma integral, conseguimos transformar a forma como ele vive o processo de aprendizagem”, afirmou.

    O encontro também contou com a participação de Gabriel Duarte, do Departamento Nacional, que apresentou dados sobre o comportamento de evasão no país e no núcleo Nordeste, e de Rosemere Coutinho, do Senac Piauí, que compartilhou a experiência vivenciada na formação das oficinas no DR/PI.

    A analista pedagógica Carolina Pereira apresentou ao público o Portal do Docente, plataforma desenvolvida para apoiar o registro de frequência e o acompanhamento pedagógico, em alinhamento com as diretrizes do Departamento Nacional. O Portal vem para facilitar a rotina do educador e, ao mesmo tempo, gerar informações mais consistentes sobre o comportamento dos alunos. Com esses dados, conseguimos agir de forma mais estratégica e preventiva”, explicou Carolina.

    Além das apresentações e trocas de experiências, os participantes também vivenciaram oficinas práticas e construíram, de forma colaborativa, o planejamento das ações que irão compor o Plano de Gestão da Permanência para 2026, reforçando o compromisso do Senac Pernambuco com a qualidade da convivência escolar dos estudantes.

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