Na manhã desta segunda-feira (18), o Senac Pernambuco apresentou, na Casa do Comércio, o estudo que fundamenta a criação do Instituto de Ciência e Tecnologia em Saúde (ICT Saúde). A iniciativa, desenvolvida no âmbito do Programa de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE (PRINTS), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), aponta tendências, oportunidades e estratégias para impulsionar a formação profissional, a pesquisa aplicada e a inovação na área da saúde em Pernambuco.
O evento reuniu empresários, representantes de entidades parceiras e gestores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, que participaram da apresentação conduzida pelos docentes da UFRPE, André Melo, Ana Regina Ribeiro, Marcos Sobral e Renata Oliveira.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, a proposta consolida o papel do Senac como agente estratégico de desenvolvimento e transformação. “Este projeto é um marco para Pernambuco. Através dele, vamos ampliar nossa capacidade de formar profissionais qualificados, fomentar pesquisas aplicadas e integrar empresas, academia e sociedade. Nosso compromisso é contribuir para um ecossistema de saúde mais eficiente, inovador e acessível em todas as regiões do estado”, destacou o presidente.
Com base em dados de infraestrutura, recursos humanos, equipamentos e beneficiários da saúde suplementar, o estudo demonstrou que Pernambuco ocupa posição de destaque no cenário regional. O estado é o primeiro do Nordeste em número de leitos por mil habitantes (2,80, acima da média nacional de 2,51) e apresentou crescimento expressivo no número de ocupações de nível superior e técnico entre 2020 e 2024. Além disso, municípios como Caruaru, Petrolina e Serra Talhada despontam como polos emergentes de demanda por serviços de saúde, indicando a necessidade de maior descentralização de investimentos.
Para Renata Oliveira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento (PPAD) da UFRPE e docente envolvida no projeto, o ICT Saúde – Senac nasce para atender múltiplas frentes do setor. “O estudo teve como objetivo principal fornecer inteligência estratégica para orientar a tomada de decisões e atender melhor às necessidades da sociedade e das empresas. Analisamos pilares como economia, inovação e ecossistema produtivo, e acreditamos que os resultados podem transformar a formação de mão de obra e o atendimento à população como um todo”, ressaltou.
A diretora técnica da Unidas-PE (Autogestão em Saúde), Suzana Gadelha, também destacou a relevância da iniciativa. “Foi um evento importantíssimo para Pernambuco. Estamos diante de resultados concretos que podem transformar, de forma inovadora, o cenário da saúde no estado. A construção desse ecossistema tem tudo para dar certo. Parabéns ao Sistema Fecomércio, aos docentes da UFRPE e ao Senac pela liderança nesse processo. Estamos muito otimistas”, afirmou.
O ICT Saúde- Senac pretende se consolidar como um polo estratégico para pesquisa, inovação e formação profissional. Entre os impactos esperados estão a geração de soluções aplicadas ao mercado, o fortalecimento de parcerias entre academia e empresas, e a criação de oportunidades para profissionais em todas as regiões do estado.