Senac sedia Seminário sobre Trabalho Juvenil

    PróximoAnterior

    Senac sedia Seminário sobre Trabalho Juvenil

    O evento, uma iniciativa da Plan International Brasil, visa formar aliança estratégica pelo trabalho decente para juventude.

     Com o objetivo de integrar empresas, poder público, organizações sociais e unidades educativas para a formação de uma Aliança Estratégica pelo Trabalho Decente e Empoderamento Econômico de Jovens na Região Metropolitana do Recife, a Plan International Brasil junto com a Prefeitura da Cidade do Recife, o Governo de Pernambuco e parceiros promovem, na próxima quinta-feira (4), das 8h às 17h, no auditório do Senac Pernambuco, o Seminário sobre Trabalho Juvenil: Pela Construção de Soluções Compartilhadas.

    Atualmente os jovens são a maioria da população brasileira e uma importante força de trabalho para o país, mas são também os mais afetados pelo desemprego. Enquanto a taxa média de desemprego é de 13,4%, entre os jovens essa taxa atinge 25,7% (IBGE, 1º Tri 2017). Conclui-se que se a conquista de um emprego é um desafio para um adulto, é ainda mais difícil para esta parcela da população.

    Baseado nisso a Aliança Estratégica pelo Trabalho Decente e Empoderamento Econômico de Jovens na Região Metropolitana do Recife visa não apenas ser um espaço de articulação e interlocução entre as empresas, sociedade civil e o governo para a promoção do acesso do jovem ao mercado de trabalho em postos de trabalho decente, mas também de contribuir para a redução das desigualdades sociais, principalmente entre os jovens em situação de vulnerabilidade social.

    E para fomentar e contextualizar o cenário atual, o evento promoverá palestra com a socióloga e pesquisadora sobre o tema da juventude Helena Abramo, que atuou na Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e contribuiu fortemente com a construção da Política Nacional de Juventude no país. Além de contar com mais dois importantes painéis: um com foco na experiência das empresas na inclusão de jovens em seus quadros e o segundo sobre as políticas públicas de promoção do emprego juvenil em nível Federal, Estadual e Municipal.

    Para Polyanna Magalhães, gerente do Projeto Jovens Construindo o Futuro, conformar uma Aliança Estratégica pelo Trabalho Juvenil significa potencializar esforços para superação de um problema mundial que é o desemprego Juvenil. “O acesso ao mercado de trabalho pelos jovens estará fundametado em uma concepção ampla de construção social, direito e política pública direcionados para a formação de cidadania e de autonomia dos e das jovens trabalhadores(as)” afirma.

    O seminário, que conta ainda com o apoio do Senac, Senai, Espro, Escola Dom Bosco e Escola Técnica Maurício de Nassau, é um evento apenas para convidados e interessados pela temática.

    Sobre a Plan International Brasil

    A Plan International é uma organização não-governamental de origem inglesa ativa desde 1937 e presente em 71 países. No Brasil desde 1997, a organização possui hoje mais de 20 projetos, impactando aproximadamente 70 mil crianças e adolescentes. A Plan International Brasil parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Em 2011, lançou a campanha mundial “Por Ser Menina”, com o objetivo de acabar com as raízes da discriminacão contra meninas, exclusão e vulnerabilidade, por meio da educação e do desenvolvimento de habilidades. Como resultado dos esforços da Plan International, em 2012 a ONU instituiu o dia 11 de outubro o Dia Internacional da Menina. Para mais informações sobre a organização, acesse: www.plan.org.br

    Sobre o Projeto Jovens Construindo o Futuro

    O Projeto Jovens Construindo o Futuro busca beneficiar 1600 jovens em situação de vulnerabilidade social em Recife e região metropolitana. Um dos principais focos do projeto é promover a capacitação profissional de jovens e dar suporte a sua inserção no mercado de trabalho ou em iniciativas de empreendedorismo.

    Essa iniciativa teve início na Ásia e na África beneficiando 32.000 jovens daqueles continentes, que foram capacitados e inseridos no mercado de trabalho, contando com uma rede estratégica de parceiros composta por mais de 100 empresas. Em 2015, essa ação chega a América Latina, por meio do Projeto Jovens Construindo o Futuro, com o propósito de qualificar profissionalmente e apoiar a inserção no mercado de trabalho de mais de 4.000 jovens, entre 18 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, no Brasil, Colômbia e El Salvador.

     

    Serviço

    Seminário sobre Trabalho Juvenil: Pela Construção de Soluções Compartilhadas

    Quando: 04/05 – das 8h às 17h

    Onde:  Auditório do Senac ( Av. Visconde de Suassuna, nº 500 – Santo Amaro – Recife)

     

    Programação

    8h – Credenciamento e Coffee – Boas Vindas

    10h – Palestra: Juventudes e os desafios de inserção no Mercado de Trabalho

    Palestrante: Helena Abramo

    12h as 13h30 – Intervalo de Almoço

    13h30 – Painel: Engajamento coorporativo: o emprego juvenil na perspectiva de valor compartilhado de negócio

    Painelistas:

    Ivan Siqueira – Accenture

    Rose Guareschi – Grupo Julietto

     14h30 – Painel: Políticas Públicas pelo emprego juvenil na perspectiva do trabalho decente

    Painelistas:

    Camila Barros – Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura da Cidade do Recife

    Angela Mochel – Secretaria de Micro Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Estado de Pernambuco

    Higino Vieira – Ministério do Trabalho

    15h45 – Diálogo aberto: Aliança estratégica pelo Emprego Juvenil: Um desafio compartilhado

    16h30 – Encerramento

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar