Bernardo Peixoto participa de encerramento do curso de Restauração e Conservação de Bens Culturais

    PróximoAnterior

    Bernardo Peixoto participa de encerramento do curso de Restauração e Conservação de Bens Culturais

    O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, participou do encerramento do curso de Assistente de Restauração e Conservação de Bens Culturais, no dia 19 de dezembro, no Sesc Ler Goiana, Região Metropolitana do Recife. Através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), em parceira com o Sesc Pernambuco, onze alunos ganharam, após seis meses de aula, conhecimento técnico para atuar na área e, assim, contribuir com a preservação da nossa história. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc /Senac PE, Bernardo Peixoto, participou da cerimônia, fazendo a entrega dos certificados. O Pastoril Viver, do Sesc, abriu o evento que contou com exposição de artigos restaurados pelos alunos, além da réplica do altar e da fachada da igreja de Nossa Senhora da Soledade de Goyanna.

    O Senac Pernambuco é o único a ofertar o curso de assistente e Bernardo Peixoto destacou a importância das pessoas que têm interesse em atuar na área aproveitar a oportunidade para se capacitar. “O povo que não tem cultura não tem futuro. Se você não valoriza o seu passado, como será o seu futuro? Parabéns a todos os jovens que enxergaram nesse curso uma oportunidade de contribuir com a preservação da nossa cultura”, disse.

    A valorização da memória cultural da sociedade também foi mencionada pelo coordenador de cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho. “Felizmente, nós somos o coletivo, somos um grupo que cuida afetivamente do povo e da cultura de Pernambuco. É um trabalho humano, sem fim, é parte da nossa história. E nós estamos intensificando os saberes”, destacou Zé Manoel, como é mais conhecido, ressaltando ainda o local onde a cerimônia estava sendo realizada, o Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Campos, do Sesc Ler Goiana, que recebe mais de cinco mil pessoas por ano.

    Para a aluna Gleisi Machado, o curso foi a realização de um sonho. Artista plástica, ela, que é de Sirinhaém, Litoral Sul de Pernambuco, e mudou-se para Goiana, para fazer o curso. Apaixonada por história, é grata pela oportunidade de aprender a ajudar a manter viva a cultura e a tradição de um povo. “Sou imensamente grata ao Senac e ao Sesc, o curso só veio agregar, o corpo docente é extremamente dedicado e competente. Quando a gente ama o nosso patrimônio, a nossa história, a gente quer que isso dure, quer passar para os nossos filhos. Não adianta só amar, é preciso preservar e eu quero espalhar o que aprendi com todos”.

    Participaram da cerimônia a diretora regional do Senac Pernambuco, Valéria Peregrino; o diretor de Educação Profissional do Senac Pernambuco, Eliézio Silva; a diretora do Sesc Ler Goiana, Maria do Socorro Chaves da Costa; além de outros colaboradores das duas instituições, familiares e amigos dos alunos. 

    PróximoAnterior