Metodologias disruptivas, cultura maker e tecnologia são temas de congresso em Caruaru

 

Evento promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE vai reunir educadores de todo o Brasil

 

Gamificação, sala invertida, cultura maker e recursos tecnológicos num cenário de novas possibilidades de ensino e aprendizado estarão em pauta nos dias 18, 19 e 20 de setembro, no Congresso de Tecnologia na Educação, o evento promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, com apoio do Sebrae/PE, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Em sua primeira edição e sob o tema “Metodologias disruptivas na educação: formas inovadoras de ensinar e aprender”, o congresso reúne mais de 30 palestras e oficinas mediadas por profissionais e educadores de destaque no Brasil e na Finlândia, além do Hackathon Educação; do Salão de Tecnologia e Empreendedorismo e do Espaço do Conhecimento.

Como forma de abordar os principais eixos temáticos em relação à discussão das tecnologias na educação, as diretrizes do congresso foram divididas em três eixos: o primeiro deles envolve criatividade, inovação e tecnologias educacionais. O segundo, a formação de professores e práticas pedagógicas. Já o terceiro viés abordará inclusão social, as políticas educacionais e a gestão escolar. “Tudo na sociedade está mudando. Temos novas formas de pensar, de agir, de produzir conhecimento, ensinar e aprender. Diante desse momento em que vivemos, a nossa preocupação, enquanto educadores, é saber acompanhar essas mudanças dentro da sala de aula. A nossa maneira de ensinar tem que acompanhar a evolução humana”, comenta Eliézio Silva, diretor de Educação Profissional do Senac Pernambuco.

Acompanhar as mudanças e pensar em soluções inovadoras é uma das propostas do Hackathon Educação – 44h de Inovação, um dos pontos altos da programação do Congresso, que encerrou as inscrições em menos de 7h após a abertura, devido à alta procura. Em parceria com o Armazém da Criatividade Caruaru, o Hackathon vai realizar uma maratona de imersão na qual 40 pessoas (entre profissionais das áreas de tecnologia, administração, gestão, design, comunicação, estudantes universitários e de nível médio) vão desenvolver soluções criativas e inovadoras para desafios reais da educação do Agreste e do Sertão. Os vencedores serão premiados no último dia do evento, no auditório principal do Centro de Convenções do Senac.

Dentro do eixo Inclusão Social, Políticas Educacionais e Gestão Escolar, o destaque vai para a palestra magna de abertura, com o conferencista e consultor organizacional Eduardo Shinyashiki. Com o tema “Fortalecer as Habilidades Sociais e a Inteligência Emocional na Educação”, ele falará sobre a importância da inteligência emocional – considerada uma das habilidades mais importantes do século 21 – na educação e como fortalecê-la.

O Congresso de Tecnologia na Educação é uma realização do Sistema Fecomércio|Sesc|Senac Pernambuco, que conta também o apoio do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), da Cambrigde University Press, Cesar School, do Porto Digital e Armazém da Criatividade, da Ensinar Tecnologia, da Prefeitura de Caruaru e do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindiloja).

 

CONFIRA OUTRAS ATIVIDADES DO CONGRESSO

Espaço do Conhecimento – Estudantes, professores e pesquisadores podem submeter trabalhos para apresentação, em pôster ou comunicação oral, no Espaço do Conhecimento. Podem ser inscritas pesquisas científicas, relatos de experiência e produção de material sobre o uso da tecnologia na educação. Os trabalhos devem se enquadrar em um dos três eixos temáticos: Educação Básica; Educação Profissional e Educação Superior: Bacharelados e Tecnológicos. Apenas serão aceitas submissões de autores e coautores que já estejam inscritos no evento.

Salão de Tecnologia – Espaço que reunirá estudantes, profissionais, startups, empresas e universidades. Nos estandes, serão expostos e comercializados produtos, soluções e serviços de tecnologia ligados à educação. A ideia é gerar oportunidades de negócios para jovens empreendedores e compartilhar tecnologias.

Serviço:
Congresso de Tecnologia da Educação – Senac-PE
Datas:
18, 19 e 20 de setembro;
Local: Senac Caruaru e Centro de Convenções do Senac em Caruaru, localizados na Avenida Maria José Lyra, 140, no Indianópolis;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *