Programa de exportação da ApexBrasil, em parceria com o Senac, é lançado para empresários de Pernambuco e Alagoas

    PróximoAnterior
    PEIEX é lançado para empresários de Pernambuco e Alagoas_

    Programa de exportação da ApexBrasil, em parceria com o Senac, é lançado para empresários de Pernambuco e Alagoas

    Foi lançado, hoje (02/12), no auditório da Casa do Comércio, o núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), uma parceria Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, por meio do Senac. O evento reuniu empresários, instituições parceiras e integrantes da ApexBrasil e do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. A programação contou com representantes da Apex, que apresentaram os objetivos do projeto, bem como as oportunidades de negócios que podem ser gerados a partir da qualificação das empresas que serão atendidas pelo programa, através do Painel Inteligência de Mercado para os Estados de Pernambuco e Alagoas.  

    O convênio do PEIEX será executado pela Senac, que venceu o chamamento público para o núcleo em 2020. A parceria é vista de forma positiva por ambas as instituições, e visa qualificar 175 empresas, sendo 150 de Pernambuco e 25 de Alagoas. Segundo o diretor de Negócios da ApexBrasil, Lucas Felício Fiuza, a ideia é fazer com que as empresas possam exportar de maneira segura, conhecer os diversos caminhos, no ponto de vista burocrático, e identificar oportunidades. “É um serviço gratuito que a ApexBrasil, juntamente com o Senac, está oferecendo aos empreendedores. Estamos bem animados com a possibilidade de preencher todas as vagas. Queremos fazer com que todos eles consigam se tornar exportadores ao longo do programa e alcançar novos mercados, independente do volume de exportação deles”.

    Ao longo do evento, empresários já selecionados no projeto tiveram oportunidade de falar sobre suas empresas e produtos, as vantagens do projeto e expectativas de ampliar o faturamento e expandir os negócios para fora do Brasil. Thaís e Vitor Borges, sócios da Barulhinho Bom Chips Saudáveis, desenvolveram a empresa, em 2019, em Alagoas, motivados pela necessidade de seu marido em precisar mudar hábitos alimentares. Assim, criaram chips saudáveis de batata doce, banana, macaxeira e inhame, entre outros.  “Os produtos são naturais, sem glúten, sem lactose e veganos. O programa mostrou possibilidades de atingirmos um leque que jamais imaginamos. Iniciamos a capacitação e começamos a construir o espaço físico da nossa indústria. Já adaptamos a embalagem para alcançar o mercado exterior e incluímos outros idiomas. Agora, é partir para as próximas etapas e expandir os negócios”.

    O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/ Senac, Bernardo Peixoto abriu a solenidade e destacou que a Fecomércio Pernambuco já tem larga experiencia em missões internacionais, cuja iniciativa foi iniciada com o presidente Josias Alburquerque, já falecido há dois anos e meio. “Ao todo, fizemos 19 missões, passando por vários países como Portugal, Espanha, França, Itália, África do Sul, China, Angola e Belgica, entre outros. Levamos empresários de do Nordeste e Brasil para lá, e trouxemos de lá, para investir em Pernambuco e tivemos vários resultados.  Com o PEIEX iremos, com certeza, facilitar e dar condições para que as empresas possam exportar”.

    A empresária Maria Cristina Moraes, da Brasil Prime, empresa de polpa de frutas e açaí, finalizou a qualificação com o PEIEX e já está colhendo resultados, tendo iniciado a venda de seus produtos fora do Brasil. “O programa é incrível, pois ensina, do início ao fim, todo o processo para alcançar novos mercados fora do País: contrato, radar, etc. Foi muito gratificante participar. Já estamos em negociação e enviamos o primeiro container para um cliente, nos EUA. E a expectativa é que, ano que vem, sejam enviados mais dez, uma média de um por mês”.

    Os empresários que tiverem interesse em participar do programa podem se inscrever através do link através do link https://bit.ly/3xNmee9.

    PróximoAnterior