A equipe Suape Control, composta por alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Recife, conquistou o 3º lugar no Hackathon Suape 2025, com o desenvolvimento da plataforma Suapi voltada à modernização da coleta e gestão de dados logísticos no Porto de Suape. O evento foi promovido pelo Complexo Industrial Portuário de Suape, em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do Senac Pernambuco, e desafiou os participantes a criar soluções inovadoras para problemas reais das áreas de logística e sustentabilidade.
Durante os dias 22, 23 e 24 de julho, os competidores trabalharam em equipe para propor soluções para dois grandes desafios: gestão de resíduos sólidos com foco em economia circular e otimização da logística de veículos nos pátios do complexo. A Suape Control escolheu o segundo tema e se destacou com uma proposta de monitoramento em tempo real da entrada e saída de veículos, promovendo maior eficiência na gestão de dados logísticos do Porto.
“A nossa solução foi criar uma plataforma que conecta os três pátios de Suape, integrando informações e bancos de dados necessários para o dia a dia de trabalho em um dos maiores complexos portuários do Norte e Nordeste. Ser reconhecido entre tantas instituições foi gigante para o nosso grupo. Mais importante ainda é poder fazer parte de uma instituição como o Senac, que nos apoia e incentiva a pensar em inovação”, comentou Jairo Marinho, um dos integrantes do time e CEO de uma startup incubada na i.de.i.a.S (Incubadora para o Desenvolvimento de Inovação e Aceleração do Senac).
A equipe premiada também foi composta pelos estudantes Mateus Henrique, Marconi Ferreira e Manoel Rodrigues, da Faculdade Senac Recife, além de Rogério Alencar, convidado externo que contribuiu com a proposta. O grupo recebeu R$ 2 mil em premiação e foi elogiado pela banca avaliadora pelo domínio técnico e pela viabilidade da solução proposta.
“Esse foi o meu primeiro Hackathon e uma experiência imersiva muito gratificante. Aprendi muito sobre trabalho em equipe e sobre como solucionar problemas de uma empresa com agilidade e criatividade. Com certeza participarei de outras oportunidades como essa”, relatou Manoel Rodrigues, estudante do 3º período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Além dos alunos da Faculdade Senac, o Hackathon também contou com a participação de estudantes do Mediotec e empreendedores com projetos incubados na própria i.de.i.a.S.