Encontro Pedagógico 2024 debateu sobre inspiração, saúde mental e inovação educacional

    PróximoAnterior
    Encontro Pedagógico 2024 debateu sobre inspiração, saúde mental e inovação educacional

    Encontro Pedagógico 2024 debateu sobre inspiração, saúde mental e inovação educacional

    No segundo dia do Encontro Pedagógico 2024, mais de 340 educadores imergiram em práticas inovadoras, abordando temas como Learning Experience Design, Tecendo Cuidado à Saúde Mental, Educação Raiz: educação que orienta, inspira e acolhe e o papel do educador na Inteligência Artificial. Em paralelo, diretores e gerentes também participaram do Fórum de Gestores, com a equipe do Prints – Programa de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco.

    Mariana Arantes, diretora do Portal Educação Emocional, destacou na oficina “Tecendo Cuidados para a Saúde Mental” a importância de abordar a saúde mental dos educadores, enfatizando que essa discussão vai além do contexto pós-pandêmico. Ela ressaltou: “Qualidade de vida nunca foi poupança; precisamos nos sentir bem, principalmente para potencializar o melhor em cada ser humano.”

    Eduardo Calbucci, durante sua palestra sobre a “Educação Raiz”, sublinhou a relevância da inspiração na educação, afirmando: “Nada é mais importante do que essa relação de proximidade e carinho com o aluno. A tecnologia é apenas mais uma ferramenta para potencializar os aprendizados.” Essas perspectivas, tanto sobre a saúde mental quanto a inspiração na educação, reforçam a busca por uma abordagem equilibrada e adaptativa na educação contemporânea.

    Na discussão sobre o papel ético da Inteligência Artificial na educação, especialistas destacaram cuidados necessários no uso pedagógico, incluindo traduções, correções de textos, a importância de cautela com informações institucionais e o aspecto ético.

    Durante a palestra sobre Learning Experience Design (LXD), ministrada por Ariane Cereda, os participantes mergulharam na reflexão sobre a jornada do aluno. Ariane destacou que os educadores desempenham o papel de designers, moldando cuidadosamente essa jornada para torná-la prazerosa e enriquecedora. Ao pensar nos bastidores dessa experiência, Ariane enfatizou que a aprendizagem é individual e autêntica. A palestra inspirou os presentes a repensar suas abordagens pedagógicas, buscando alinhar criatividade, tecnologia e objetivos de aprendizado para criar experiências significativas e envolventes para todos os estudantes.

    Fechando a noite, os educadores contaram com apresentação de Eukennya Barbosa, vencedora do Prêmio Educador Transformador 2023, que trouxe insights valiosos, enfocando o protagonismo do estudante na Educação 5.0, habilidades socioemocionais e o uso estratégico da tecnologia. Ela incentivou o engajamento e a colaboração entre alunos, professores e a comunidade escolar, ressaltando que a transformação pedagógica pode ser potencializada com o apoio de recursos digitais. Sua explanação inspirou educadores a repensar práticas, valorizando o papel ativo dos alunos e explorando novas abordagens para promover uma aprendizagem significativa. “Tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para apoiar a transformação pedagógica”, pontuou.

    O Encontro Pedagógico encerrou-se de maneira animada com os educadores dançando ao ritmo do frevo ao som do artista Nonô Germano.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar