De 17 a 21 de novembro, será possível apreciar os sabores da gastronomia do país vizinho
Aromática e leve, a culinária argentina entra na programação do Festival Volta ao Mundo, realizado no Restaurante Mascate-Escola do Senac, no bairro de Santo Amaro. Durante os dias 17 a 21, será possível apreciar pratos que carregam a história e criatividade popular do país de maneira requintada e saborosa. O evento desta semana também contará com a parceria do Consulado Argentino, que enriquece a experiência com elementos temáticos e a participação do chef Houston Pina.
Como resultado da influência da culinária italiana e espanhola, a cozinha da Argentina conserva preparos como massas e empanadas, entretanto segue por um caminho mais fresco, destacando as ervas como coentro, salsinha e tomilho em diversas refeições — remetendo às origens dos Incas e nômades que fizeram parte deste território. E, para honrar esses sabores, o Festival apresenta em seu menu de muita personalidade, pratos que contam a história desta população com formação tão diversa.
Para o coquetel de abertura será servido o “La Mendoza”, bebida que leva espumante, um toque de curaçau blue, refrigerante de limão e espuma de pêssego, preparados por Paulo Figueiroa e alunos do curso de Bartender. Seguindo esse ritmo leve e bastante aromático, as entradas trazem uma releitura da tradicional empanada com o prato “Bocados Porteños”. O chefe Luciano Paulo e os alunos do curso de Cozinheiro preparam mini medalhões de mignon com gel de malbec, espuma de milho, fita de legumes marinados, aioli verde de pimenta de cheiro, chimichurri e crispy de batata doce.
Em seguida, o serviço apresenta duas saborosas opções de prato principal, que exploram diferentes preparos com legumes, muito presentes na culinária argentina. Preparado pelo chef Houston Pina, o “Carbonada Criolla” é um ensopado argentino de carne bovina com legumes, finalizado com frutas secas. A outra opção é a “Pescada Façon Chupin”, que consiste em um peixe escalfado com farofa crocante de tomate e ervas, purê cremoso de batata e limão e molho de pimentão vermelho, sob os preparos do chef Robson Lustosa e alunos do curso de Cozinheiro.
No Festival há também sobremesa e café, sendo o primeiro um preparo de “Tres Leches” um pão de ló macio, com calda de três leites, chantinho e frutas vermelhas, acompanhado pelo “Café Tortoni”, um especial café coado, com leite, crema e doce de leite. Os pratos são produzidos, respectivamente, por Suely Cristina e Debora Karine.
Por meio do Consulado Argentino, o Festival Volta ao Mundo desta semana contará ainda com empresas parceiras para auxiliar no fornecimento de produtos essenciais para garantir uma imersão na cultura gastronômica da Argentina. São eles a 8 Barricas, empresa de vinhos; La Serenissima, que atua no ramo de laticínios na Argentina; e a varejista de decorações Irmãos Haluli.
Esta edição dedicada à Argentina é a terceira parada do Festival Volta ao Mundo, que já celebrou os sabores da Grécia e da Espanha e seguirá sua rota gastronômica apresentando, nas próximas semanas, as culinárias da Itália e da Coreia. O Restaurante Mascate-Escola funciona das 12h às 15h e o menu completo tem preço fixo de R$ 71,90. Durante o período do festival, não haverá serviço de buffet, mas os clientes poderão optar por outras opções à la carte.
SERVIÇO
14ª edição do Festival Volta ao Mundo
Quando: 17/11/2025 a 21/11/2025
Local: Mascate Restaurante-Escola Senac
Endereço: Av. Visconde de Suassuna, 500, Santo Amaro, Recife
Horário de funcionamento: das 12h às 15h
PROGRAMAÇÃO
03 a 07/11 – Grécia
10 a 14/11 – Espanha
17 a 21/11 – Argentina
24 a 28/11 – Itália
01 a 05/12 – Coreia





