Noite de abertura do CITE 2023 premia destaques da educação em Pernambuco

    PróximoAnterior
    Noite de abertura do CITE 2023 premia destaques da educação em Pernambuco

    Noite de abertura do CITE 2023 premia destaques da educação em Pernambuco

    Com o tema “Partilhar experiências, conectar futuros”, o XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE) teve sua abertura oficial na noite de ontem (19), no Salão de Eventos da Faculdade Senac Recife. O evento contou com a presença de colaboradores, autoridades e parceiros que prestigiaram a solenidade. A noite foi repleta de emoção e reconhecimento, com a entrega dos prêmios Lucilo Ávila e Educador Josias Albuquerque, que homenagearam projetos e personalidades que se destacaram na educação em Pernambuco.


    A cerimônia foi iniciada pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, que agradeceu o apoio dos parceiros para a realização do evento. “Sem eles, não seria possível fazer um congresso tão grandioso e importante para a educação. Já temos cerca de quatro mil pessoas inscritas. Ficamos muito felizes em levar experiência, dedicação e tecnologia aos professores, porque são eles que nos dão conhecimento”, declarou.

    Bernardo Peixoto destacou também as 61 inscrições internacionais no Congresso, vindas de países como Espanha, El Salvador, Moçambique, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola, Portugal e Irlanda do Norte. “São todos bem-vindos, a gente fica muito feliz. E esse é o objetivo do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac: servir”, afirmou.


    Um dos momentos mais esperados da noite foi a entrega do Lucilo Ávila, cuja vencedora, a professora Joana Francisca Guedes Pereira, recebeu das mãos do diretor e superintendente do Sebrae PE, Murilo Guerra. Este ano, foram 46 trabalhos inscritos e ela se destacou pelo projeto “Resinarte: criar e fazer com resina na Escola Técnica Estadual Dom Bosco, em Casa Amarela”. O prêmio busca reconhecer experiências pedagógicas criativas e bem-sucedidas desenvolvidas por educadores em instituições de ensino públicas e privadas de todo o Estado.


    Muito emocionada, Joana agradeceu ao Sistema pelo reconhecimento e incentivo ao seu trabalho como educadora e à Escola Técnica Estadual Dom Bosco, que apoiou a ideia. “A iniciativa busca desenvolver a educação empreendedora, fazendo com que os alunos passem por todas as etapas de um processo empreendedor, desde a criação do produto, a fabricação, a adaptação do negócio e a venda. O projeto também trabalha as habilidades socioemocionais dos alunos e tem um caráter social, pois os valores arrecadados com os produtos são revertidos em ações sociais da escola”. Como prêmio, ela recebeu uma pós-graduação da Faculdade Senac à sua escolha.


    Na sequência, o presidente Bernardo Peixoto entregou o Prêmio Educador Josias Albuquerque, que é um reconhecimento a professores, educadores, empresários e lideranças que contribuíram com os avanços e o desenvolvimento da educação em Pernambuco. O homenageado deste ano foi o reitor da UFRPE Marcelo Carneiro Leão. “A gente tem no congresso vários parceiros, das mais diversas áreas. É uma alegria particular estar aqui e ver todo o desenvolvimento de qualidade. Estou muito feliz e fico muito honrado com essa premiação. Desejo sucesso ao evento e mais do que isso: gratidão por todo o acolhimento, apoio e toda a parceria do Sistema”, comemora.

    Marcelo é pós-doutor no Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências pela Universitat de Barcelona e doutor e mestre em Química Computacional pela Universidade Federal de Pernambuco. É membro da Academia Pernambucana de Ciências (APC) e coordena o Núcleo Semente (Sistemas para a Elaboração de Materiais Educacionais com Uso de Novas Tecnologias) da UFRPE.

    Para encerrar a noite, os convidados foram prestigiados com um jantar preparado pela equipe de chefs e alunos do Mascate Restaurante-Escola ao som do Coletivo Musical Isto é Choro. A banda apresentou clássicos do chorinho e músicas de compositores pernambucanos, valorizando a cultura e a tradição desse gênero musical brasileiro.

    Congresso – O CITE é realizado pelo Sistema com apoio do Senac e do Sesc Nacional, do Sebrae Pernambuco, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Acontece no Recife, em Caruaru e Petrolina, além de ter uma programação virtual exclusiva. São quatro congressos simultâneos. Esta é a maior edição em número de atividades já realizada. Serão 65 palestras, prosas e oficinas.

    O congresso terá ainda o Salão de Empreendedorismo, que reúne 33 empresas no ambiente virtual; o Espaço do Conhecimento, com apresentações de trabalhos e relatos de experiências; Ideathon – a maratona de soluções colaborativas voltadas para a educação.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar