XIX CITE discute como personalizar a aprendizagem para o conhecimento coletivo por meio do design de experiência

    PróximoAnterior
    XIX CITE discute como personalizar a aprendizagem para o conhecimento coletivo por meio do design de experiência

    XIX CITE discute como personalizar a aprendizagem para o conhecimento coletivo por meio do design de experiência

    A experimentação do design por meio do uso de tecnologias aplicadas no dia a dia da sala de aula e na vida norteou o debate

    Dentro da programação da XIX edição do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE), a prática e vivência coletiva foram foco da palestra “Design da Experiência: A Personalização da Aprendizagem para o Conhecimento Coletivo” na tarde desta quinta-feira (21), comandada por Samanta Pimentel, professora da Faculdade Senac nos cursos de Design e Tecnologia.

    Durante a sua palestra, Samanta Pimentel pôde trazer um pouco da sua experiência com a docência e a gerência de projetos na área do design com foco na vivência coletiva e na superação de obstáculos por meio do aperfeiçoamento e estudo de caso. “Abordamos aqui como essa experiência pode estar sendo trabalhada em sala de aula. Por isso, trouxemos alguns conceitos, falando lógico sobre o que é a experiência do usuário e embasando nossas falas em alguns teóricos, tal como Ellen Lupton, que também fala muito sobre a narrativa da experiência, e como é que a gente pode estar atrelando esse contexto em sala de aula junto aos alunos”, comenta a docente.

    Feito o embasamento teórico, a palestrante pôde trazer experiências, algumas pessoais, de projetos que foram construídos a partir da experimentação com o design e o pensamento coletivo. “Eu pude mostrar também um pouquinho dos nossos projetos interdisciplinares e transdisciplinares, onde pude mostrar um pouco sobre o contexto dessa junção coletiva entre as áreas de design, moda, idiomas, tecnologia, ADS especificamente, e análise de desenvolvimento. Onde nós, ano passado, fomos convidados a participar do Rec’n Play, com o desafio de criar um desfile tecnológico, onde trabalhamos o primeiro Desfile Maker, que uniu design de moda com tecnologia para criar peças com detalhes em leds. E esse ano estamos com esse segundo desafio, onde a gente já iniciou esse processo, e também estaremos na Casa Cor, no edifício Chatecler, no Bairro do Recife, desenvolvendo uma nova experiência, mensurada aí em sala de aula junto aos alunos nesses dois últimos meses”, explicou Samanta Pimentel, professora dos cursos de Design e Tecnologia do Senac PE.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar