Pernambuco em segundo lugar nas Competições Senac de Educação Profissional

    PróximoAnterior
    Pernambuco em segundo lugar nas Competições Senac de Educação Profissional

    Pernambuco em segundo lugar nas Competições Senac de Educação Profissional

    O Senac está em festa. Byanca Gomes dos Santos, 21 anos, representante do Senac Pernambuco na ocupação Cabeleireiro, conquistou o segundo lugar nacional na maior competição de educação profissional do país, no segmento do comércio de bens, serviços e turismo. O evento aconteceu entre os dias 20 e 23 de outubro e a premiação aconteceu, ontem (24), na capital do Espírito Santo. de forma escalonada, sem a presença de plateia, mas com transmissão ao vivo pela internet, por conta dos protocolos de prevenção à Covid-19.

    Foram quatro dias de provas intensas durante as Competições Senac de Educação Profissional. Byanca concorreu com 10 cabeleireiros, também formados pelo Senac, e foi a primeira e única mulher trans da competição. Essa trajetória começou há dois anos, em meio à pandemia, com treinos diários de 8h, ministrados pelos instrutores do Senac, Roberta Santana e Aldair Santos, sob a supervisão da analista Leda Campos. Para os treinamentos diários, Byanca atravessava a cidade para chegar ao Senac Recife. “Foram quase dois anos de treinamento, muito estresse, risadas, choro e muito amor. Hoje, entendo que os puxões de orelha valeram a pena e que nenhuma palavra foi em vão. Gosto de desafios, mas nunca consegui trabalhar sob pressão, com cobrança. Foi um grande aprendizado. Agora, quero fazer meu nome, ser reconhecida e ter sucesso na minha profissão. Estou aberta a novos desafios e mostrar meu trabalho”, pontua.

    Para Roberta Santana, essa vitória representa muito mais do que uma medalha. Ela é o resultado do esforço, trabalho e dedicação de toda a equipe Senac. “Mesmo que não houvesse a medalha de Prata, já teria valido a pena, só em ter visto o crescimento de Byanca fico muito orgulhosa. Ela foi muito criativa, ágil e executou os trabalhos com excelência e muita qualidade técnica. Em algumas provas, o resultado foi tão surpreendente, que ela chamou a atenção de experts e avaliadores”, conta Roberta, muito emocionada.

    “Desafiador e uma imensa troca”, diz o instrutor Aldair, ao falar sobre a experiência no treinamento, no qual contribuiu para que Byanca conseguisse chegar ao pódio. “Com expertise de ex-competidor pude ensinar todos os detalhes e técnicas para uma boa execução. A partir da minha visão de avaliador, percebo que as cobranças se fizeram necessárias para que os trabalhos pudessem ser apresentados da melhor forma”, comemora.

    O diretor de Educação Profissional do Senac Eliézio Silva destaca que as competições representam um momento único na formação dos alunos. “Eles têm a oportunidade de vivenciar a prática das competências desenvolvidas nos cursos, num ambiente o mais próximo do mercado de trabalho possível. Para a instituição, representa, também, um momento de avaliar nosso projeto educacional e pratica pedagógica. Ficamos todos felizes com a conquista de Byanca que é, sem dúvida, uma conquista coletiva, com contribuições de uma grande equipe de profissionais envolvida”.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar