5 dicas de administração para o novo cenário dos negócios

    PróximoAnterior

    5 dicas de administração para o novo cenário dos negócios

    “Os mais impactados com o isolamento social, por conta da pandemia, foram os microempresários. Muitos empreendedores contratam um profissional para administrar o negócio. Esse profissional possui a capacidade técnica e visão necessárias para enfrentar os diferentes desafios impostos pelo ‘novo normal'”, afirma Leonardo Ramos, coordenador do curso Técnico em Administração, do Senac EAD, que nos dá algumas dicas para o momento atual dos negócios: 

    1 – Compreender o cenário no qual o seu negócio está inserido, o que impacta diretamente no comportamento do seu cliente. Como exemplo, podemos citar as empresas que tiveram que investir cada vez mais em TI (tecnologia da informação) ou simplesmente recorrer ainda mais às redes sociais, a fim de atender on-line com mais qualidade. A maneira de consumir das pessoas mudou durante o isolamento e mesmo que retornemos a uma realidade semelhante a qual vivíamos, a tendência é que o consumo pela internet seja maior do que era antes à pandemia. O negócio deve ter resiliência, buscar alternativas para “sobreviver” a esse cenário.

    2 – Com as pessoas mais em casa, o engajamento nas redes sociais torna-se um “dever”. Quem não adora interagir nas redes sociais? Invista na sua marca de maneira on-line, realize ações, divulgue seu produto, faça promoções, etc. Acima de tudo, mostre que seu negócio está junto com a sociedade em auxiliar no processo de lidar com essa nova realidade.

    3 – Se realizamos ações de marketing nas redes sociais, o negócio deve estar preparado para atender a seu cliente. Para tal é necessário ter um estoque adequado, que possa atender à demanda, mas que, ao mesmo tempo, não gere desperdício. Ainda mais em um momento em que as empresas devem reduzir custos e otimizar recursos.

    4 – Um dos maiores desafios das empresas atualmente é ter capital de giro, fazer com que a empresa fature o suficiente para fazer o negócio “girar”, permanecer atendendo. O ideal é sempre trabalhar com recursos próprios, fazer o negócio ser autossustentável, porém nem sempre é possível. Nesses casos, é possível buscar alternativas como parcerias com outras empresas ou averiguar uma linha de crédito bancário que atenda às necessidades do momento. Importante ficar atento aos juros bancários, a fim de que o negócio não fique ainda mais comprometido.

    5 – Por fim, talvez o mais importante, ter um time/equipe engajada, aqui entra o papel da liderança em motivar, inspirar e dar espaço para que os colaboradores possam contribuir, agregando com novas ideias. A troca de ideias entre liderança e time é fundamental para ter um negócio pleno, ainda mais em uma época de desafios constantes. A liderança não possui todas as respostas tão pouco todas as soluções, com certeza seu time pode auxiliar e muito nesse processo.

    Quer aprofundar um pouco mais seus conhecimentos nessas dicas, conheça mais sobre o nosso Técnico em Administração.
     

    Leonardo Ramos é administrador, especialista em Marketing, atuou por 10 anos no relacionamento com o cliente.
    No Senac EAD, ele atuou como tutor e, hoje, coordenador do curso Técnico em Administração.

    Matéria publicada originalmente no portal Senac EAD.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar