Formação faz parte do projeto Qualifica PE, realizado em parceria com o Governo do Estado
Mulheres da Comunidade Quilombola Estivas, na zona rural de Garanhuns, estão participando do Curso de Costura de Moda Infantil. A formação é fruto de uma parceria entre Senac e Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe). Ao todo, 25 mulheres estão tendo aula na própria comunidade. “Conseguimos doação de algumas máquinas e o Senac emprestou mais algumas”, explicou Aparecida Nascimento Oliveira, líder na comunidade.
O curso tem 60 horas/aulas, com encontros no período da tarde até dezembro. Essa já é a segunda formação que o Senac realiza no local. “A primeira foi o Curso Básico de Costura, com 30 horas. Esse tem uma carga horária maior e vai aprofundar um pouco mais a noção de corte e costura. E estamos estudando a possibilidade de trazer o curso profissionalizante de costureiro”, destacou o gerente do Senac em Garanhuns, Múcio Barros.
Segundo Aparecida Nascimento Oliveira, há projetos de economia criativa e de economia popular solidária que são desenvolvidos na comunidade para fomentar a geração de renda e essas capacitações serão fundamentais para a realização de projetos futuros. “Queremos criar nossa própria marca e essa formação vai nos ajudar muito”, afirmou.





