Semana de Enfermagem tem mais uma rodada de palestras

    PróximoAnterior

    Semana de Enfermagem tem mais uma rodada de palestras

    A manhã do dia 17 de maio foi de palestras e muito aprendizado para enfermeiros, técnicos em Enfermagem e estudantes da área de Saúde. Em comemoração à Semana de Enfermagem, foram realizadas, no auditório P3 do Senac, no Recife, três palestras sobre assuntos cotidianos desses profissionais, como a importância dos registros, os erros e a assistência a pacientes em UTI.

    Boas Práticas no Registro de Enfermagem foi a primeira palestra da manhã, ministrada pela enfermeira residente do Hospital do Câncer de Pernambuco, Thaynan Gonçalves. Ela destacou a relevância dos registros para que todos os procedimentos realizados fiquem documentados, comprovando os cuidados que foram prestados aos pacientes, independentemente de haver recuperação ou óbito.

    Em seguida, a enfermeira fiscal do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Drª Eline Nóbrega, abordou os “Erros da Enfermagem: Aspectos Éticos, Técnicos e Legais”, deixando claro que errar é humano, mas as falhas na área de Saúde podem ser fatais, pois lidam com a vida humana. Ela apresentou, dentro do código de ética do profissional de Enfermagem, os artigos que falam sobre proibições pertinentes a cada perfil como auxiliar, técnico ou superior, e que se for violado, pode gerar erros, além de penalidades legais. “É importante sempre se atualizar quanto à legislação, para evitar erros intercorrentes a esse motivo”, concluiu Nóbrega.

    Por fim, a analista de educação profissional do Senac, Dra. Honoris Causa em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva e com ampla experiência na área de terapia intensiva, Eliane Fidelis, ministrou a palestra Práticas Assistenciais para Segurança do Paciente em Terapia Intensiva. Em sua fala, apontou o que precisa ser feito para manter a segurança e bem estar do paciente durante a internação, pois a enfermagem é comprometida com a saúde do ser humano. Assim como a Drª Eline Nóbrega, reforçou a necessidade de capacitação e estudo, porque, embora as patologias sejam as mesmas, as pessoas são muito diferentes umas das outras.

    Miriam Pereira é Técnica em Enfermagem e graduanda em nível superior de Enfermagem e esteve presente. “A palestra sobre a importância do registro foi muito interessante, porque no curso técnico a gente não vê isso, apenas no ensino superior, então foi muito rica pra os estudantes que estão aqui”, disse. A aluna de Técnico em Enfermagem da EID, Cláudia Ferreira completou: “É uma experiência muito boa ter esse tipo de aprofundamento”. Já Stephany Lucena, aluna do curso Técnico em Enfermagem do Senac, viu nas palestras uma oportunidade para rever conteúdo: “Eu gostei muito, principalmente porque as palestras estão me ajudando a revisar aquilo que aprendi em sala de aula”, concluiu.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar