No Recife, o Mediotec tem vagas para os cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais e Logística
Em um cenário em que o mercado de trabalho exige cada vez mais preparo e habilidades específicas, o interesse dos jovens pelo ensino profissionalizante cresce. De acordo com o Censo escolar de 2024, o Brasil registrou 2,57 milhões de matrículas nessa modalidade de ensino, o que representa um crescimento de 2,4 vezes em relação ao ano anterior. Sabendo da importância da qualificação profissional desde cedo, o Senac Pernambuco está com rota de ingresso aberta para o Ensino Técnico Integrado ao Médio – Mediotec, uma proposta que integra a formação geral básica a uma habilitação técnica completa. Essa rota de ingresso busca assegurar critérios de acesso justos e inclusivos, alinhando o perfil dos candidatos à natureza técnico-profissionalizante da formação, de modo a prepará-los para construir trajetórias acadêmicas e profissionais mais sólidas.
No Recife, estão sendo ofertados os cursos de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Jogos Digitais e Técnico em Logística. Ao longo dos três anos de estudo, os alunos cursam os componentes obrigatórios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conteúdos direcionados à preparação para o Enem, disciplinas técnicas e atividades de orientação de carreira. Ao final, os concluintes recebem o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e o Diploma de Técnico na área escolhida.
Diferenciais do ensino integrado
No Mediotec, a formação vai além da articulação entre Ensino Médio e educação profissional: ela integra experiências práticas, projetos reais e o desenvolvimento contínuo de competências acadêmicas e sociais. A preparação para o Enem e demais avaliações externas é ampliada por meio de oficinas de Produção Textual (ENEM/SSA) e de Raciocínio Lógico e Matemático, fortalecendo habilidades essenciais para leitura, interpretação e resolução de problemas.
A equipe de docentes utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) com desafios práticos e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABPr) onde desenvolve-se soluções para problemas autênticos. Tudo com feedback contínuo e em um ambiente de aprendizagem dinâmico.
O percurso de aprendizado também é enriquecido pelo Hub de Desenvolvimento Profissional: Soft Skills e Metodologias Ágeis (240h), que amplia as possibilidades formativas dos estudantes por meio de uma rota optativa curricular, estruturada em três módulos. O Hub tem como objetivo desenvolver competências essenciais para o mercado contemporâneo, com foco em habilidades socioemocionais, colaboração em equipes multidisciplinares, comunicação assertiva e gestão eficiente de projetos.Ao abordar temas como inovação, tecnologias emergentes, liderança, resolução de problemas, gestão do tempo e trabalho em equipe, o Hub permite que os estudantes aprofundem conhecimentos de acordo com seus interesses pessoais e construam uma trajetória profissional mais consciente e alinhada às demandas reais do setor produtivo. Combinando teoria, prática e metodologias ágeis, a proposta incentiva a atualização contínua e fortalece a capacidade de atuação em contextos profissionais complexos e dinâmicos.
Verticalização
A verticalização é um conceito do Ministério da Educação (MEC) e um dos grandes diferenciais do Senac Pernambuco, que permite ao estudante transitar entre diferentes níveis de formação dentro da mesma instituição, de forma articulada e progressiva. Ao concluir o Ensino Técnico Integrado ao Médio, o aluno pode ingressar na Faculdade Senac Pernambuco com aproveitamento de estudos, reduzindo a duração da graduação em cursos como Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Jogos Digitais e Tecnologia em Logística.As inscrições para o Mediotec podem ser feitas no site www.pe.senac.br/mediotec, onde também estão disponíveis informações detalhadas sobre processo seletivo, investimento e documentação necessária.
SERVIÇO
Mediotec no Senac
Endereço: Av. João de Barros, 561 – Santo Amaro
Informações: https://www.pe.senac.br/mediotec/
Contato: (81) 3413.6666





