Chef do Senac parte para novos aprendizados em Gastronomia na Itália

    PróximoAnterior
    Chef do Senac parte para novos aprendizados em Gastronomia na Itália

    Chef do Senac parte para novos aprendizados em Gastronomia na Itália

    O instrutor de Gastronomia da Unidade de Hotelaria e Turismo (UHT) do Senac Recife, João Lima, seguiu para a Europa para estudar Gastronomia. Em busca de novos aprendizados, o chef está na Itália, fazendo o Curso de Cozinha Italiana em Pílulas, programação de 100 dias no Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF). A prestigiosa Escola de Cozinha e Enologia Italiana tem sede principal no Castelo de Costigliole d’Asti, e inclui duas semanas de aulas teóricas e práticas e a oportunidade para um período de formação nos melhores restaurantes Italianos.

    João Lima, que é ex- participante do MasterChef Profissionais 2016, já nutria esse sonho há tempos e diz que foi adiado por conta da pandemia. Ele explica que o curso é uma formação rápida sobre a evolução da cozinha tradicional e moderno-criativa. “Tivemos aprofundamentos sobre azeites, ervas aromáticas e as especiarias, os primeiros pratos da tradição, a confeitaria, as técnicas de fermentação (pão, focaccia e pizza) e o vinho. Está sendo uma experiência incrível. São novos desafios. É isso que nos faz sair de onde estamos para irmos a lugares melhores. Não é um recomeço, é uma continuidade. Muitas coisas boas ainda virão, isso é só o começo. Foi muito difícil tomar essa decisão de deixar o Senac, mas a Gastronomia é um segmento globalizado e quanto mais experiências, melhor a bagagem profissional”, diz João.

    O ex-instrutor do Senac ressalta que o ICIF é uma escola com mais de 20 anos de tradição e teve a possibilidade de aprender as principais técnicas e receitas tradicionais da região do Piemonte, no Norte da Itália, fazer visitas técnicas com produtores de queijo local, aulas de degustação de vinho, massas frescas, carnes e peixes, panificação com pães e pizzas, gelatos italianos, e tantas outras especialidades. “A segunda etapa do curso é o estágio em um restaurante. Estou na Sicília, Sul da Itália, no restaurante do San Domenico Palace Hotel – Taormina, que pertence a uma rede internacional com mais de 100 hotéis, em 43 países diferentes”. Com relação às suas expectativas, João Lima destaca que pretende passar mais um tempo trabalhando no hotel, até o final da estação, e circular pela Europa em busca de outros desafios.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar