Profissional trouxe receita de bolo de cacau, além de dicas para os participantes
A Cozinha Show da 1ª Feira de Confeitaria Senac estava lotada para receber a chef confeiteira Carole Crema, que também é jurada na disputa de confeiteiros amadores Bake Off Brasil. O sucesso de Carole faz justiça aos 25 anos de experiência e inovação que a chef traz. Foi ela a responsável pela criação do brigadeiro de colher, receita que começou a comercializar de forma pioneira. “Eu não conseguia acertar o ponto do doce, então decidi vender ele na colher mesmo. Foi um sucesso”.
A empreendedora começou a aula-show dando detalhes sobre sua jornada. Ela compartilhou com o público, formado em sua maioria por confeiteiros, que gosta da confeitaria simples, pois a sua formação é na cozinha. “Eu acho a cozinha mais solta e livre do que a confeitaria, que é muito mais precisa. Mas eu sou adepta mesmo é do doce simples, bem feito”. Dito isso, Carole anunciou que iria ensinar o preparo de um bolo de cacau, mas além disso, a chef resgatou uma técnica americana intitulada de Baked Alaska, em que utilizou sorvete e merengue.
Para o bolo de cacau, Carole deu dicas de métodos e afirmou que escolheu o método “maionese”, que mistura óleo, ovos e água para fazer a emulsão. “Isso traz mais leveza para o bolo”. Ela ainda explicou que gosta de hidratar o cacau para que ele fique com uma cor mais escura.
Carole também explicou que existem três tipos de merengue: o suíço, o francês e o italiano. E para saber qual o ponto do meregue, deve-se notar se ele não cai da colher, quando virada para baixo.
Em seguida, a chef confeiteira fez uma camada de sorvete, cobriu essa camada com merengue e fez um orifício no meio. Nesse buraco, ela colocou absinto (bebida destilada), e usou maçarico para fazer uma chama. “A intenção é dar a ideia de que o bolo está pegando fogo. A expressão ‘baked Alaska’ significa ‘colocar fogo no Alaska’”. A receita foi aprovada pela plateia, que aplaudiu animada.
Além da receita, Carole explicou aos presentes a importância da autenticidade. “Evite modismos. Valorize sempre a sua essência. Não é porque todo mundo está usando um determinado produto que você precisa usar também. Criatividade é uma coisa que todo mundo tem, basta exercitar”.