Sustentabilidade socioambiental e protagonismo juvenil destacam-se nas atividades desenvolvidas pelo Mediotec

    PróximoAnterior
    Sustentabilidade socioambiental e protagonismo juvenil destacam-se nas atividades desenvolvidas pelo Mediotec

    Sustentabilidade socioambiental e protagonismo juvenil destacam-se nas atividades desenvolvidas pelo Mediotec

    Alunos do Mediotec Recife participaram de atividades voltadas para a sustentabilidade ​socioambiental, com vivências práticas ​do Programa Redes Catalisadoras de Mudanças que​ envolve diversas áreas do conhecimento e educação profissional de forma integrada. ​O Projeto considera que os adolescentes e jovens são exemplos de mudança em todo mundo e apresenta uma visão estratégica voltada para o desenvolvimento de desafios e soluções relacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


    As atividades desenvolvidas no âmbito do Programa foram além dos muros da instituição, levando os alunos para realização de trabalho de campo na Rua da Aurora. O professor de Geografia, Pedro Renato, explica que o intuito foi fazer observação da realidade dos espaços urbanos do Recife através das pontes e manguezais, observando as desigualdades sociais e a falta de preservação dos patrimônios históricos. “Inserimos na aprendizagem os 30 anos do movimento cultural Manguebeat, encabeçado pelo músico Chico Science. Tivemos o privilégio de contemplar as estátuas do Circuito das Poesias, que trazem figuras de ilustres e importantes autores da literatura brasileira. Foi uma atividade diferenciada que envolveu componentes curriculares como Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Informática. Fizemos uma reflexão no processo de ensino-aprendizagem sobre o que podemos fazer pelo nosso ecossistema e espaço urbano para manter viva as nossas memórias, respeitando aqueles que fizeram e fazem a nossa história”, comenta Pedro. 

    De acordo com a coordenadora do Programa Ecos, Cecília Barreto, é nesta perspectiva que o programa Redes Catalisadoras de Mudanças poderá auxiliar professores(as) na realização de projetos e macro ações. “Estes possibilitam aos jovens o desenvolvimento de habilidades para exercer o protagonismo juvenil nos espaços e tempos da escola e de sua comunidade, contribuindo na construção da autonomia, da competência e nas intervenções solidárias necessárias para a educação do século XXI”, avalia Cecília.

    Além do Programa, a sustentabilidade esteve presente de forma lúdica, em outro momento, em que os alunos criaram jogos utilizando os conceitos de Análise Combinatória e Probabilidade, fazendo uso de matérias reciclados ou reutilizados. Os jovens foram responsáveis por catalogar as regras do jogo, dar um nome ao jogo, criar as artes para representar a parte estética e explicar a jogabilidade dele. “Eles mostraram o jogo para as outras turmas do 1° ano, apresentado qual seria o seu valor comercial e trabalhando também a Matemática Financeira”, diz o professor de Matemática Vitor Bezerra.  

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar