Festival enaltece gastronomia de Pernambuco e Sergipe

    PróximoAnterior
    Festival Gastronômico Sabores do Nordeste

    Festival enaltece gastronomia de Pernambuco e Sergipe

    Uma viagem pela cultura gastronômica de Pernambuco e Sergipe. Esse é o propósito do I Festival Gastronômico Sabores do Nordeste, que aconteceu hoje (21) e segue até amanhã (22), no Restaurante-Escola do Senac.

    O evento recebeu a diretora regional do Senac Sergipe, Priscila Felizola, o diretor regional Adjunto, Marcos Antônio Barreto, além da participação dos chefs instrutores, Samuel Davi e Frederico de Souza, que prepararam o cardápio típico daquele Estado, com Feijoada Sergipana, Fritada de Aratu, Maniçoba e Pudim de Coco Verde, além de outros pratos. O chef do Senac Sergipe, Samuel Davi, comenta que para preparar o menu foi bem difícil, uma vez que há uma grande diversidade de iguarias na gastronomia sergipana. “Valorizamos nossa cozinha com produtos típicos regionais para mostrar para Pernambuco, a exemplo da farofa de cuscuz, muito tradicional, e a feijoada com feijão mulatinho, incluindo doces e frutas na sobremesa”.

    Os chefs do Senac Sergipe, Frederico de Souza e Samuel Davi apresentaram as iguarias do seu Estado.

    Os chefs do Senac Sergipe, Frederico de Souza e Samuel Davi, apresentaram as iguarias do seu Estado.

    Priscila Felizola avalia que o festival proporcionará uma troca de experiências que enriquecerá o aprendizado de instrutores e alunos. “O Festival Sabores do Nordeste também promove o intercambio gastronômico, uma vez que, em outro momento, os chefs de Pernambuco também irão participar do nosso festival, no Senac Sergipe, e levarão um pouco da gastronomia pernambucana. É ainda, uma forma de divulgar a cultura e fortalecer o desenvolvimento dos estados e de todos os envolvidos”, destaca. A gerente Regional Acadêmica do Ensino Superior, Christiana Santoro, completa que “esta é a primeira vez que dois estados do Nordeste trocam essa experiencia num festival”.

    Segundo a gerente da Unidade de Hotelaria e Turismo do Senac Pernambuco (UHT), Mércia Araújo, o festival foi contemplado com um cardápio bem diversificado, que vai desde a recepção com a dupla ele e ela, com caldinho dos dois estados, mais uma cachaça artesanal – preparada na unidade –, até os pratos principais e sobremesa. “O participante pode optar por apreciar as culinárias tanto no buffet self service, quanto no menu à la carte”.

    O cardápio do Senac Pernambuco contou com pratos elaborados pelos chefs Ricardo Henrique e Luiz Carlos, e incluiu Ensopado à Pernambucana, com frutos do mar, caldo de peixe e coco, e arroz de coentro, além de caldinho de chambaril, entre outras delícias. Já a pastry chef da UHT, Tânia Bastos, ficou responsável pelo Pernambucanamente, sobremesa com bolo de bacia de macaxeira e brigadeiro de rapadura.

    Quem prestigiou o Festival ainda pode levar mimos para saborear as duas culturas: trufa de cartola, com a boneca da sorte, bala de mangaba e nego bom recheado com leite condensado.

    Serviço:
    Festival Gastronômico Sabores do Nordeste – PE e SE
    Onde: Restaurante-Escola do Senac (Av. Visconde de Suassuna, 500, Santo Amaro)
    – Bufê com pratos de PE e SE: R$65,90 (o quilo)
    – Menu especial a la carte: R$ 35,90 (entrada, prato principal e sobremesa).
    Mais informações: 3413-6700

    Menu Sergipe
    Entrada
    Escondidinho de carne de sol – Gratinado de macaxeira com carne de sol e queijo coalho.

    Prato Principal
    Feijoada Sergipana – Feijão mulatinho guarnecido de carnes bovinas e suínas. Acompanha arroz branco e verduras.

    Sobremesa
    Pudim de Coco Verde – Pudim de polpa de coco verde, em calda de coco e gengibre, perfumado em coulis de vinho do Porto.

    Menu Pernambuco
    Entrada
    Salada Batuque – Goiaba, queijo de cabra, linguiça matuta, jerimum, castanha de caju, molho de coentro e alface crespa.

    Prato Principal
    Ensopado à Pernambucana – Frutos do mar com caldo de peixe e coco. Acompanha arroz de coentro.

    Sobremesa
    Pernambucanamente -Bolo de bacia de macaxeira com brigadeiro de rapadura, farofinha de biscoito mata fome, torresmo de tapioca, creme de tangerina e espuma de canela.

    PróximoAnterior