A didática educacional e a valorização dos diversos saberes profissionais

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    A didática educacional e a valorização dos diversos saberes profissionais

    A “Didática da Educação Profissional e Tecnológica”, foi o tema abordado pelo professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, Alex Sandro Gomes, na manhã desta quinta-feira (22), durante o XVIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional, ele aponta que é preciso valorizar o saber profissional e tomar isso como ponto de partida para a criação de uma situação de aprendizado no espaço do trabalho. “Precisamos repensar a maneira como praticamos a educação técnica e vocacional, valorizando o saber da profissão”.

    Alex Sandro destacou uma herança muito cruel do colonialismo que aconteceu, e ainda acontece no Brasil. “Não podemos imaginar que uma pessoa que não tem um diploma de curso superior tem um conhecimento inferior a quem tem um curso superior. Isso é o que a gente chama de hierarquia de saberes”.

    Durante a palestra, o professor comenta que, nos últimos tempos, o mundo digital foi utilizado como transmissão massiva de conteúdo. “As instituições de ensino à distância, muitas vezes,  não possuem o cuidado de acompanhar o aluno de perto e nem têm a preocupação com o seu aprendizado. É preciso criar uma proposta pedagógica onde o digital é um aliado para promover o conhecimento. O uso de mídias digitais apoia a prática do ensino e da aprendizagem profissional”.

    A didática profissional, segundo Alex Sandro, tem o objetivo de analisar o trabalho para a formação e desenvolvimento de competências profissionais. “É importante analisar o trabalho com o intuito de compreendê-lo melhor, a fim de projetar sistemas de treinamento. E há duas formas de aprendizagem:  uma baseada na aprendizagem por meio de textos e outra baseada em situação. O planejamento de situações didáticas requer o reconhecimento da complexidade dos contextos profissionais e o professor atua como um mediador, ajudando o estudante a perceber as habilidades que estão sendo desenvolvidas”.

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