A utilização de softwares no ensino da matemática

    PróximoAnterior
    Lialda mostra as facilidades do ensino da matemática com o software geoGebra

    A utilização de softwares no ensino da matemática

    Ensinar os educadores a utilizarem softwares no ensino da matemática. Esse foi o intuito da oficina ministrada pela docente de Matemática do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)/ Recife e pesquisadora da disciplina Laboratório e Prática de Ensino de Matemática, Lialda Cavalcanti, hoje (20), durante o XVI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Com o tema “Explorando a construção de conceitos matemáticos no Software GeoGebra”, a professora realizou atividade prática com os participantes, mostrando como utilizar o GeoGebra em sala de aula. O GeoGebra é um programa de geometria dinâmica gratuito e de código aberto. Ele utiliza recursos de régua e compasso virtuais, e permite a construção de figuras geométricas, tendo como premissa as propriedades que definem os objetos. O nome deriva da fusão dos termos Geo (geometria) e Gebra (álbegra).

    Lialda expõe que o software é muito importante para mudar a metodologia de ensino da área. “A inserção das tecnologias abre um leque para o aluno entender a disciplina de uma forma mais simples e prazerosa. Eles começam a entender os conceitos a partir da visualização”. A docente explica que há uma conexão com o que o aluno vê na abstração e o que é possível tornar concreto, por meio do programa, que mostra os objetos matemáticos construídos em sala de aula.

    O programa pode ser utilizado no Ensino Fundamental, Médio e até Superior. Liana comenta que tem professor que não utiliza tecnologia por medo, receio, pois acha que não vai conseguir dominar. “Ele consegue, só precisa entender seu uso em sala de aula e como aplicá-lo. Tento fazer essa proposta que eu desenvolvi em estudos, no doutorado, na Unicamp, trabalhando com softwares no ensino da matemática. Eu sou uma professora sonhadora que tenta mostrar a beleza da matemática. Acredito que o professor pode mudar essa aprendizagem e fazer seu aluno gostar de matemática”.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar