“Precisamos de aluno pensador, não decoreba”, Vasco Moretto

    PróximoAnterior

    “Precisamos de aluno pensador, não decoreba”, Vasco Moretto

    “Nosso aluno deve ser um pensador, não um acumulador de informação”. Essa foi a ideia central deixada pelo professor Vasco Moretto na palestra “A Construção interativa de professores”, que lotou o Teatro Tabocas.
    Moretto revisou os fundamentos didáticos-pedagógicos – aprender, ensinar e avaliar – deixando contribuições e reflexões sobre o papel do professor na mediação da construção dos conhecimentos pelo aluno.
    “Aprender é construir significado e é o aluno que tem que construir seus conhecimentos. Melhor ainda se ele aprende na medida em que interage”, explicou. Morreto reforçou que ao ensinar, o professor precisa respeitar as características psicossociais e cognitivas dos alunos, ou seja, entender o contexto onde ele vive e que cada um tem um jeito de aprender. “Não responda que o aluno está certo ou errado, pergunte a ele o que ele quis dizer com isso. Isso é método interativo. Dessa forma, você também promove interação entre ele e o colega”, recomendou, dizendo que para isso o professor deve estar preparado.
    Moretto deixou como mensagem ainda que os professores avaliem se seus alunos estão transformando informação em conhecimento, que escolham conteúdos relevantes e não porque apenas constam no cronograma, e que tomem cuidado com a linguagem, pois as crianças operam no concreto.  “O importante é a compreensão de conteúdos relevantes. Ouçam o que eles têm a dizer”.
    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar