Educação e suas várias temáticas num único espaço

    PróximoAnterior

    Educação e suas várias temáticas num único espaço

    O Espaço do Conhecimento, coordenado pela Faculdade Senac Pernambuco, antecedeu as ações oficiais do XIV Congresso de Tecnologia na Educação. Reunindo 163 trabalhos, sendo 100 de comunicação oral e 63 de pôster, o espaço mostrou, na manhã do dia 21, como a troca de experiência e saberes é um instrumento valioso para transformar a educação. Os trabalhos de pesquisa e artigos científicos foram apresentados em oito salas e no teatro do Brum, no Centro de Convenções de Pernambuco.

    Função Social – Maria Adalgiza, professora e doutora em Ciências da Educação pela Universidade da Madeira, em Portugal, falou sobre “A função social da educação frente à dimensão social do sujeito”. O papel do professor e como é difícil, muitas vezes, articular a realidade do aluno com o currículo escolar foram os pontos centrais da apresentação. Para ela, além do link tecnológico, o docente precisa fazer o link afetivo, “entender o contexto social para depois transformar”. “Cabe ao educador propor esse trabalho de transformação, de construção do aluno em ser pensante para criar soluções futuras ainda não vistas e uma sociedade melhor”, finalizou.

    Redes sociais – Mudar a realidade de alunos através das aulas de Inglês. Este foi o objetivo da experiência objeto de estudo de Jéssica Ferreira, professora de inglês do ensino médio de uma escola pública de João Pessoa, que apresentou o trabalho “Etnografia e tecnologias: aulas com uso de dispositivos móveis e Facebook no ensino médio”. O projeto consistiu na criação de um grupo fechado na rede social, no qual 28 estudantes trocavam conhecimentos e materiais utilizados em sala. Além disso, usavam a internet durante a aula de idioma para ver clipes de músicas e treinar a pronúncia, e também nas aulas de informática como ferramenta para entender as novas tecnologias.  “A ideia foi apresentar uma nova abordagem para o ensino de Inglês, comprovando que os alunos também podem aprender de forma colaborativa e descentralizada. Mostramos que a tecnologia e as redes sociais não podem ser uma barreira, um problema”, disse a educadora que, pela segunda vez, apresenta projeto no Espaço do Conhecimento. Em 2015, integrou os trabalhos com pôster.

    Moda – Pesquisas de professores do Senac sobre moda, geração Y e tecnologia aliada ao empreendedorismo também foram apresentadas no Espaço do Conhecimento. A professora do Senac Paava Carvalho foi uma das autoras dos trabalhos e mostrou como o marketing, a moda e a administração se interligam. Seu trabalho teve como base projetos dos alunos relacionados à segmentação do mercado da moda no Shopping RioMar. Os estudantes observaram que cada loja – diante do seu perfil – tem estratégias diferentes para atender seu público-alvo. Na pesquisa, eles citam ferramentas como o Whatsapp e as diferentes formas de utilização das mesmas no mercado da moda.

    Michelle Pinheiro e Nathália Guimarães expuseram a pesquisa pautando o empreendedorismo em moda e os diferenciais da geração Y. Formadas em Administração, elas mostraram o empreendedorismo criativo através das oportunidades tecnológicas que a Geração Y encara. A ruptura dos padrões e as diferentes maneiras de consumir são, segundo elas, termos determinantes para o foco no cliente, a integridade, a responsabilidade e o compromisso do novo mercado.

    Diversidade – Tantos trabalhos apresentados e a diversidade de temas é motivo de orgulho para a coordenadora do Espaço do Conhecimento, Danielle Silva Simões Borgiani. Há dois anos à frente do espaço, ela comemora: “mostra a variedade de conhecimento que está chegando à população. É importante compartilhar essas novas metodologias e práticas”.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar